MARANHÃO

Estudantes do Senai do Maranhão são premiados pela Microsoft

Os vencedores maranhenses conquistaram o 1º lugar com à criação do Feynman

Reprodução

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Caxias conquistou o desafio Microsoft. Em parceria com a Microsoft, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) desafiaram estudantes a solucionarem problemas da indústria com o uso da Inteligência Artificial (IA).

O anúncio da premiação em que participaram alunos do ensino médio, de qualificação profissional, técnico e de graduação e pós-graduação de todo o Brasil foi feito por meio de uma live nas redes sociais do SENAI – Departamento Nacional, com a presença do gerente executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI Nacional, Felipe Morgado; do analista de Educação Profissional do SENAI Nacional, Edilson de Oliveira Caldas; da gerente de Educação Tecnológica do SESI Nacional, Katia Marangon; da diretora de Educação da Microsoft, Vera Cabral e do diretor de Desenvolvimento de Negócios para Setor Público, Educação e Saúde da Microsoft, Diego Micheletti.

A iniciativa visa fomentar o desenvolvimento tecnológico brasileiro, em um projeto de colaboração mútua num desafio nacional para conhecer os melhores projetos com recursos de Inteligência Artificial (IA) do Microsoft Azure que solucionem problemas do setor industrial.

A equipe maranhense campeã na categoria veteranos, para alunos de qualificação profissional e técnico de Ensino Médio foi formada pelos estudantes Lirana Lamara Barreto da Silva, Tiago Alves Pereira, Marco Vinícius Macedo Santana e Guilherme Melo Figueirêdo, que contaram com a orientação do instrutor responsável, Franco Rodrigues de Carvalho, todos do Centro de Educação Profissional e Tecnológico de Caxias, localizada a 370 km da capital, São Luís.

Os vencedores maranhenses conquistaram o 1º lugar com à criação do Feynman, um dispositivo de segurança para intertravamento de máquinas industriais, ativada por comando de voz.

O dispositivo

Trata-se de um freio de segurança para máquinas acionado por comando de voz. O desligamento é feito por meio de um sensor de voz conectado a um microcontrolador que juntamente com o comando elétrico da máquina desligará o motor e acionará o freio, minimizando a possibilidade e a gravidade de possíveis acidentes.

O funcionamento monitorado por uma interface integrada é capaz de identificar o setor em que houve o incidente, alertando a equipe médica de plantão o local exato e as condições em que se encontram o colaborador, além de espaço para que possa ser feito o registro da ocorrência. “Quando o desafio foi lançado tivemos muito o que aprender, melhoramos o protótipo que foi premiado pela primeira vez no Inova Senai Maranhão, melhorando o designer e implementando a I.A. com os recursos do Microsoft Azure, reduzindo o tempo de ativação do sistema de segurança para menos de 1 segundo. Ter o retorno de todo esse esforço com uma colocação de primeiro lugar e ser um dos alunos que trouxe para Caxias dois prêmios inéditos para a unidade é uma sensação incrível. Agradecemos a todos do SENAI CEPT Caxias-MA que torceram e vibraram por nós. É uma vitória para a equipe e para a unidade”, destacou o aluno do SESI campeão Tiago Alves Pereira.

Premiação

Os alunos serão premiados com notebooks e vouchers para exames de certificação Microsoft, cujo valor normal de mercado é de 100 dólares americanos. “Esse é um prêmio que exalta a nossa escola e nosso corpo pedagógico e de alunos e nos coloca no lugar que sempre achamos que devemos nos encontrar. É resultado de um trabalho instigante e que nos enche de orgulho. Nosso agradecimento a todos que nos ajudaram a conquistar esse projeto”, afirma o gerente do SENAI CEPT Caxias, Adilson Reis.

Todos os projetos foram desenvolvidos com base em recursos de Inteligência Artificial do Microsoft Azure, que podem ser divididos em três segmentos: aprendizado de máquina, usando Azure Machine Learning – serviço baseado em Python com funcionalidades automatizadas de implantação de aprendizado de máquina e de borda; mineração de conhecimento com uso de serviço de pesquisa em nuvem com funcionalidades de IA internas, e aplicativos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias