CORONAVÍRUS

No Maranhão

4967
162998
153613
3590
TEMPO

Marinha do Brasil alerta para ventos com intensidade de 60 km/h na capital

Os ventos alísios poderão provocar ventos de direção Sudeste a Leste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós)

Foto: Imagem ilustrativa

A ilha de São Luís tem sido vítima de algumas ventanias. O fenômeno “tesoura de vento” causou diversos estragos na capital nos últimos dois meses. Agora, temos um novo alerta da intensificação de ventos alísios que podem chegar a até 60km/h (30 nós). O fenômeno pode ocorrer até o fim da manhã desta quarta-feira (05). A informação foi divulgada pela Marinha do Brasil hoje.

Os ventos alísios ocorrem mensalmente nas regiões sub-tropicais, sendo muito comuns na América Central. Ele sopra nos trópicos na região do Equador de leste para oeste, por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas e em alguns casos, podem atingir grande velocidade.

De acordo com a nota divulgada pela marinha, a previsão vale para cinco estados brasileiros: Rio Grande do Norte, ao norte de Natal, do Ceará, do Piauí e do Maranhão, especificamente São Luís.

Ondas

A velocidade dos ventos também alteram a intensidade de ondas que podem aumentar sua altura. Na faixa litorânea do estado da Bahia, entre Ilhéus e Conde, as ondas podem chegar até 2,5 metros de altura, entre a noite desta terça-feira (4) e a noite da quarta-feira (5).

Relembre o fenômeno “Tesoura de Vento”

Nos meses de junho e julho, a capital vivenciou situações bastante peculiares. O fenômeno “tesoura de vento”, que se caracteriza por uma brusca variação de direção e velocidade do vento, assustou os moradores de diversos bairros de São Luís. Postes e árvores foram ao chão, carros acabaram sendo atingidos e lojas e casas ficaram destelhadas.

Leia também:

Vídeos: Chuva forte com ventania causa estragos na Forquilha, em São Luís

‘Tesoura de vento’ quebra vidraças, derruba placas e deixa mais estragos em tarde de chuva na capital maranhense

Ventos que atingiram a capital maranhense chegaram a 75 km/h

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Checamos
Polícia