LUTO

Entidades e pessoas de influência no Maranhão lamentam morte de Sálvio Dino

Há algumas semanas ele tinha sido diagnosticado com a Covid-19 e acabou morrendo em decorrência de complicações causadas pela doença

Reprodução

Após anúncio da morte de Sálvio Dino, pai do governador do Maranhão, entidades e pessoas de influência no Maranhão lamentaram por meio de notas e em sua redes sociais o falecimento do escritor.

Há algumas semanas ele tinha sido diagnosticado com a Covid-19 e acabou morrendo em decorrência de complicações causadas pela doença.

Leia também:
Pai do governador do Maranhão, Sálvio Dino morre vítima de Covid-19

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) por meio de nota disse que “se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor”.

É com muito pesar que o Ministério Público do Maranhão, por meio do procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, lamenta a morte do ex-deputado estadual Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino, do subprocurador-geral da República, Nicolao Dino, do advogado Sálvio Dino Júnior e do bacharel em Direito Saulo Costa.

Membro da Academia Maranhense de Letras, Sálvio Dino deixa um legado literário, com 13 obras publicadas, e na política, na qual teve mandatos de vereador, deputado estadual e prefeito do município de João Lisboa.

O Ministério Público se solidariza com a família e amigos nesse momento de profunda dor.

A Secretaria de Estado da Cultura (Secma) também emitiu uma nota lamentando o falecimento do ex-deputado estadual que também era membro da Academia Maranhense de Letras. “A Secma expressa condolências e deseja conforto espiritual a todos os familiares e amigos”, disse a secretaria.

A Secretaria de Estado da Cultura lamenta o falecimento do ex-deputado estadual e ex-prefeito do município de João Lisboa, Sálvio Dino Jesus de Castro e Costa, 88 anos, pai do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Advogado, membro da Academia Maranhense de Letras, Sálvio Dino também era pai do procurador da República Nicolao Dino e do advogado Sálvio Dino Júnior.

Neste momento de dor pela perda, a Secma expressa condolências e deseja conforto espiritual a todos os familiares e amigos.

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, em suas redes sociais também escreveu prestando solidariedade a família Dino neste momento de perda e decretou três dias de luto em São Luís.

A Assembleia Legislativa do Estado do Estado do Maranhão também foi um dos órgãos que se manifestou em lamento e decretou luto oficial de três dias no Parlamento Estadual maranhense.

A Assembleia Legislativa do Estado do Estado do Maranhão manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-deputado estadual e procurador aposentado Sálvio Dino, pai do governador Flávio Dino (PCdoB), ocorrido nesta segunda-feira (24), em São Luís. Decretamos luto oficial de três dias no Parlamento Estadual maranhense.

Natural de Grajaú (MA), Sálvio Dino era jornalista, advogado e escritor. Membro da Academia Maranhense de Letras, ocupava a cadeira n° 32. Foi fundador da Academia Imperatrizense de Letras, da qual foi vice-presidente em 1991/1992.

Sálvio Dino também teve destacada trajetória na política maranhense. Foi eleito vereador de São Luís em 1954 e reeleito em 1958. Em 1962, elegeu-se deputado estadual do Maranhão. Após, foi cassado, em 1964, pelo golpe militar. Em 1974, foi novamente eleito deputado estadual e prefeito do município de João Lisboa no período de 1989 a 1997. 

Além do governador Flávio Dino, Sálvio Dino é pai do procurador da República, Nicolau Dino, do advogado Sálvio Dino Júnior e do empresário Saulo Dino. Era casado com Iolete Aranha de Castro e Costa. Neste momento de dor pela perda do ente querido, a Assembleia Legislativa solidariza-se com os familiares e amigos, a quem manifesta sinceros pêsames. 

Por meio de nota o ex-presidente do Brasil, José Sarney, que tinha uma longa amizade com Sálvio, também se solidarizou com a família Dino. “O Maranhão acaba de ter uma grande perda com a morte de Sálvio Dino. Meu amigo da vinda inteira, militamos juntos na política e na literatura e fomos confrades na Academia Maranhense de Letras. Lamento profundamente seu falecimento”, disse José Sarney.

O Maranhão acaba de ter uma grande perda com a morte de Sálvio Dino. Meu amigo da vinda inteira, militamos juntos na política e na literatura e fomos confrades na Academia Maranhense de Letras. Lamento profundamente seu falecimento. Era um escritor que deixou uma marca na literatura sobre o sertão do Maranhão com livros que são referências. Foi uma liderança marcante e consagrada no sul do Maranhão, notadamente em Imperatriz e João Lisboa. Deputado, secretário de Estado, prestou relevantes serviços. Desde o início de nossas vidas nos integramos em campanhas memoráveis de nossa geração, que marcou época no Estado. Associo-me à dor da família, marcadamente seus filhos, entre os quais quero destacar Sua Excelência o Governador do Estado, Doutor Flávio Dino, e na sua pessoa quero transmitir o meu pesar a todos os seus.

A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, em seu perfil oficial do Instagram também lamentou a morte de Sálvio. “Notícia muito triste hoje cedo. Perdi um grande amigo”, lamentou Roseana.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias