CORPUS CHRISTI

Comércio funciona normalmente e bancos fecham nesta quinta-feira

Lojas que podem funcionar, via decreto estadual, abrirão normalmente no dia religioso. A celebração da Arquidiocese começará às 10h com sobrevoo do Santíssimo na Ilha

O avanço na passagem mensal foi possível após a melhora em seis dos sete subindicadores que compõe a ICF, com destaque para aqueles voltados ao mercado de trabalho. (Foto: Divulgação)

As lojas comerciais que já reabriram por força do decreto estadual editado pelo governo Flávio Dino, funcionarão normalmente amanhã, a quinta-feira, dia 11, feriado de Corpus Christi, festa importante do calendário católico que data desde o século XIII.

De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), o trabalho nesse dia é considerado normal, não incidindo pagamento de horas extras e nem gratificações extraordinárias para os empregados, uma vez que não é considerado feriado oficialmente.

Leia também:

Corpus Christi não é feriado nacional em 2020

Para a igreja católica, a celebração da solenidade de Corpus Christi terá atividades durante todo o dia e será integralmente transmitida pelos meios de comunicação da Arquidiocese: Educadora AM 560/ educadora560.com.br/; instagram/facebook: @arquidiocesedesaoluis; YouTube: Arquidiocese de São Luís.

A programação começa às 10h quando será feito sobrevoo com o Santíssimo Sacramento pela Região Metropolitana da Grande São Luís, contemplando o município de Rosário. À tarde, a partir das 15h, direto do Santuário de Nazaré, no Cohatrac, será realizada a live Hora Eucarística, que reunirá artistas locais interpretando canções católicas, com reflexões e orações intercaladas; durante a live serão arrecadados os alimentos para a distribuição. Às 17h haverá a bênção solene do Santíssimo Sacramento dada pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva.

A solenidade uma data móvel celebrada em comunhão pelos católicos em todo o mundo. É ocasião para o louvor e a adoração ao Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, a Eucaristia. Este ano, com o tema “Eucaristia e Missão: para toda mesa pão”, a Igreja local faz alusão ao Ano Missionário Arquidiocesano e, ao mesmo tempo, à Campanha da Fraternidade 2020 – que aborda o cuidado com o próximo, e, ainda, o Congresso Eucarístico Nacional, transferido deste ano para novembro de 2021, na Arquidiocese de Olinda e Recife, estado de Pernambuco.

Na Arquidiocese a Solenidade é planejada pela Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, que este ano precisou formatar as ideias para adequar às normas sanitárias em função da pandemia. Segundo o padre Robério Lima, coordenador da Comissão Arquidiocesana para Corpus Christi, “a celebração este ano tem uma formatação diferente, porque precisa obedecer às normas, mas continua a ser a festa da comunhão, a festa da Igreja nem menor nem menos contagiante, diferente, tão solene quanto às outras ”, declara.

Cada paróquia irá realizar sua programação particular conforme sua realidade pastoral, porém, a Comissão, por orientação do arcebispo, recomenda às paróquias missa transmitida e “exposição móvel” do Santíssimo pelos bairros conforme área paroquial, com bênçãos em hospitais e casas de saúde.

Na Paróquia Santa Paulina (no Residencial Pinheiros), após a missa das 8h30, será distribuída a eucaristia no formato drive thru e o Santíssimo percorrerá os hospitais São Domingos e HCI (que ficam nas proximidades da Igreja) para dar as bênçãos.

O simbólico e tradicional tapete pensado para 2020 com alimentos para doação aos seminários da Arquidiocese e às famílias necessitadas da capital, dará lugar a uma grande coleta solidária para posterior distribuição.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias