Tire suas principais dúvidas sobre o lockdown em São Luís
Respondemos as principais perguntas sobre as novas medidas de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus
O decreto de lockdown começa a valer nesta terça-feira (5) na capital maranhense. A nova medida de prevenção contra a disseminação do novo coronavírus levantou dúvidas em muitas pessoas e por isso respondemos as principais perguntas sobre as novas regras.
A capital maranhense é o epicentro do vírus no Maranhão, por isso as novas medidas. De acordo com o último boletim divulgado na noite desta segunda-feira (4), pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) o Maranhão registrou 4.530 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 271 óbitos. A SES também divulgou que 1115 pessoas estão recuperadas.
Leia também:
- Prefeitura de São Luís adota medidas conforme o lockdown; veja o que muda
- Lockdown: veja onde serão os pontos de fiscalização de veículos em São Luís
- Ônibus em São Luís são reduzidos em 50% a partir da 00h desta terça-feira
O que significa lockdown?
Se trata do bloqueio da maioria das atividades comerciais e da circulação de pessoas. Essa é uma medida tomada pela Justiça para evitar a disseminação do vírus.
Mercados vão funcionar?
A venda de alimentos continua liberada, os estabelecimentos podem continuar atendendo seus clientes mas devem seguir as regras para evitar aglomerações e reduzir o risco de contaminação.
Consulta médica durante o lockdown podem ser realizadas?
Clínicas, hospitais e laboratórios continuam funcionando normalmente. Mas se não for prejudicar sua saúde, é melhor que a consulta seja adiada.
Quais são as pessoas autorizadas a circular durante o lockdown?
Os profissionais de atividades essenciais ou que estejam se deslocando em busca de um desses serviços indispensáveis.
O transporte público vai funcionar?
A frota de ônibus está reduzida em 50%. Os passageiros só podem entrar utilizando máscara, os veículos só poderão circular se todos os usuários estiverem sentados. Os pontos de parada de ônibus também serão reduzidos e haverá diminuição do itinerário de transporte coletivo em áreas de comércio ou de serviços não essenciais.
Vão ser feitos bloqueios de veículos na cidade?
A entrada e saída da capital estão bloqueadas. Apenas veículos de cargo, ambulâncias e viaturas estão com a passagem liberada. As avenidas também vão ter barreiras para restringir a circulação de veículos. Estacionamento na Litorânea, Centro, Espigão e em outros locais também estão proibidos.
Bancos e lotéricas vão funcionar?
Sim, os estabelecimentos precisam seguir as normas como manter distância entre as pessoas, organizar as filas e os funcionários devem usar máscaras.