H1N1

Prefeitura amplia para 118 o número de salas de vacinação contra H1N1 em São Luís

São o público-alvo desta primeira etapa da campanha – idosos, crianças maiores de seis meses e menores de seis anos e profissionais da saúde

Agência São Luís

Em medida para conter aglomeração de pessoas nos postos durante a campanha de vacinação contra a gripe Influenza A (H1N1), o prefeito Edivaldo Holanda Junior ampliou a quantidade de locais de vacinação.

O público-alvo da campanha terá à sua disposição 118 salas distribuídas em 76 postos de vacinação montados em unidades de saúde da rede municipal e estadual, escolas, farmácias e entidades parceiras. Também foram definidas medidas para pessoas com dificuldade de locomoção e em condomínios.

Leia mais: Veja quais postos de saúde da capital estarão com vacinas contra Influenza

A campanha de vacinação começa nesta segunda-feira (23) e neste primeiro momento o público-alvo é idosos, crianças maiores de seis meses e menores de seis anos e profissionais da saúde. O encerramento está previsto para 22 de maio.

Além dos postos de saúde da capital maranhense, a campanha também acontecerá em seis unidades de ensino da cidade já a partir de segunda-feira (23). A partir da terça-feira (24) mais cinco instituições de ensino também terão locais para a imunização. Também serão montados postos volantes em farmácias que começam a funcionar na segunda-feira (23).

Doze unidades de saúde da rede municipal atenderão em horários extras, incluindo aos sábados, das 7h ao meio-dia. A lista com todos os postos de vacinação bem como das unidades de saúde com atendimento estendido está nos canais oficiais da Prefeitura de São Luís nas redes sociais.

O prefeito Edivaldo destacou que estas medidas são importantes, pois a forma de contágio da H1N1 e do novo coronavírus (Covid-19) são as mesmas.

Atendimentos nas escolas

A Prefeitura ressalta ainda que as unidades de ensino estarão disponibilizadas para a campanha de imunização atenderão das 8h às 17h. A partir de segunda-feira (23), serão ofertadas vacinas nas seguintes unidades de ensino:

  • Escola Comunitária João de Deus (na avenida Tales Neto, no bairro)
  • Centro de Ensino Médio Vila Luizão (na rua do Canavial, 100, Vila Luizão)
  • Colégio Militar (na Rua do Arame, Vila Palmeira)
  • Creche Maria de Jesus Carvalho (na Avenida Camboa)
  • Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA do Centro Histórico)
  • UEB Alberto Pinheiro (no Centro).

Já a partir de terça-feira (24), começarão a ser aplicadas as doses nas seguintes unidades:

  • UEB Felipe Conduru (na avenida Guajajaras, no São Cristóvão)
  • UEB Maria Alice Coutinho (na avenida São Luís Rei de França, Turu)
  • Unidade de Ensino Menino Jesus de Praga (na Rua 2, Quadra 10, Planalto Vinhais II)
  • UEB Rosália Freire (na Avenida dos Portugueses, na Vila Isabel)
  • UEB Tancredo Neves (na Unidade 201, avenida Este 203, Cidade Operária).

Pontos extras

Além das escolas, também haverá equipes de vacinadores:

  • APAE (no Filipinho), no Hospital Aquiles Lisboa (no Bonfim)
  • Maternidade de Alta Complexidade (na Cohab)
  • Materno Infantil (este para atendimento específico a funcionários e acompanhantes) e nas farmácias
  • Pague Menos do Anil e do João Paulo, a partir desta segunda-feira (das 7h às 17h).

Além das unidades de ensino e farmácias, postos de saúde da capital montarão estrutura a partir desta segunda-feira (23), das 7h às 18h, em todos os distritos da cidade (Centro, Itaqui-Bacanga, Coroadinho, Cohab, Bequimão, Tirirical e Vila Esperança). 

Para ampliar a estratégia, 10 unidades da rede funcionarão de segunda à sexta, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h ao meio-dia. São estas: PSF do São Francisco, C.S. Vila Bacanga, C.S Genésio Ramos Filho C.S Cohab – Anil, C.S Turu, PSF Dr. Antônio Carlos S. Reis I na Cidade Olímpica I, PSF Fabiciana Moraes no Habitacional Nice Lobão, C. S. São Raimundo, C.S Clodomir Pinheiro Costa e C.S. Vila Nova.

Público alvo

A primeira fase da campanha, que começa nesta segunda-feira e segue até o próximo mês, é voltada para idosos acima de 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de seis anos e profissionais de saúde. Idosos, nas unidades de saúde e nos postos volantes, terão prioridade no atendimento e, em alguns postos de saúde fixos, salas específicas para atendimento a este público serão montadas.

Foram montadas ainda equipes exclusivas para vacinação de acamados e pessoas com dificuldade de locomoção, que não podem ir aos postos. Para ter acesso ao serviço, basta o usuário entrar em contato previamente pelo telefone (98) 99135-9332 (do setor de Imunização). O horário de atendimento por telefone será das 8h às 11h e das 14h às 16h, de segunda a quinta-feira. E das 8h às 11h nas sextas-feiras. Assim que for marcada a visita da equipe técnica da imunização, o paciente ou responsável legal deve aguardar por até 24 horas. 

A Prefeitura também disponibilizou canal, via e-mail, para que condomínios façam o agendamento para vacinação. Foram criadas equipes de vacinação que irão a esses locais.  Para fazer o agendamento basta enviar e-mail para influenza2020.semus.slz@gmail.com.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias