Os 6 maiores acidentes portuários já registrados no Maranhão
Outros acidentes portuários também já foram registrados no Maranhão.
Desde a última segunda-feira (24), o navio MV Stellar que é de propriedade da empresa sul-coreana Polaris, foi forçado a encalhar a cerca de 100 km (65 milhas náuticas) da costa da capital maranhense, após apresentar fissuras em seu casco.
A embarcação que saiu do Terminal Portuário da Ponta da Madeira, em São Luís carrega 300 mil toneladas de minério da Vale e tem pouco mais de 340 metros.
Especialistas em meio ambiente afirmam que o vazamento pode causar um desastre à fauna marinha.
Outros acidentes portuários também já foram registrados no Maranhão. O Imparcial selecionou os 6 maiores acidentes com navios que aconteceram no estado. Relembre
Maria Celeste – 1954
O navio de bandeira americana Maria Celeste, pegou fogo na rampa Campos Melo, a poucos metros da Avenida Beira Mar. A embarcação iniciava uma operação para transportar combustíveis através de tonéis, por meio de embarcações empurradas chamadas de Alvarengas. O acidente aconteceu na tarde do dia 16 de março de 1954.
Após um curto circuito, uma das alvarengas pegou fogo e logo tomou conta de todo o navio que estava cheio de tonéis de gasolina e óleo diesel. 14 pessoas morreram.
Testemunhas afirmam que os tonéis subiam em alturas acima de 35 metros, da mesma forma que as labaredas por conta do material altamente inflamável. Os destroços do Maria Celeste interditaram o canal de acesso à rampa por mais de 20 anos, quando finalmente foram retirados.