LIMPEZA

São Luís conta com 17 Ecopontos em diversos bairros

Entrega nos bairros Primavera e Barreto, avanço no recolhimento de resíduos sólidos. Mais três, no Cohaserma, Centro e Vila Isabel, deverão ser entregues em breve

Reprodução

Entregues pela Prefeitura de São Luís na primeira quinzena de dezembro, novos Ecopontos reforçam as políticas de combate ao descarte irregular de resíduos sólidos implantadas na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. Os dois novos equipamentos ficam nos bairros Primavera (polo Cohatrac) e Barreto (região do João Paulo). Com isto, a Prefeitura atinge a marca de 17 equipamentos do tipo em funcionamento, beneficiando toda a cidade e, de forma direta, os bairros do seu entorno.

Mais três Ecopontos – nos bairros Cohaserma, Centro e Vila Isabel – já estão com obras em fase final. Em menos de um mês os dois equipamentos já receberam cerca de 130 toneladas de entulhos volumosos e 440 quilos de recicláveis. Os Ecopontos já em funcionamento em São Luís já receberam mais de 36 milhões de quilos de materiais recicláveis e resíduos volumosos.

Somente em 2019, a gestão do prefeito Edivaldo abriu seis novos Ecopontos. Estes equipamentos, que integram a macropolítica de gestão de resíduos sólidos em São Luís, estão garantindo que a cidade avance nos índices de sustentabilidade. “Quando assumi a gestão municipal, em 2013, São Luís não tinha políticas efetivas de incentivo à reciclagem, além de uma série de outros problemas na limpeza urbana. Sanamos todos estes problemas, regularizamos e modernizamos o sistema e investimos também em políticas sustentáveis. Os Ecopontos fazem parte deste sistema que fez com que São Luís se destacasse nacionalmente no setor”, disse o prefeito Edivaldo.

NOVOS ECOPONTOS

O Ecoponto Primavera fica localizado na Avenida Contorno Sul, próximo ao Colégio Shalom, no Residencial Primavera. Ele é o segundo a ser entregue no polo Cohatrac em 2019, que já conta com o Ecoponto Itapiracó. Já o Ecoponto Barreto é o primeiro da região João Paulo. Ele fica localizado na Rua Cinco de Janeiro, Barreto, próximo ao Centro Educacional Coelho Neto. Os dois equipamentos entraram em funcionamento neste mês.

Os equipamentos vão garantir aos moradores do entorno o descarte ambientalmente adequado de materiais recicláveis e resíduos volumosos, evitando o despejo indevido nas vias públicas, o que pode comprometer a saúde pública, o meio ambiente e o paisagismo urbano por causa da formação de pontos de descarte irregular. No primeiro semestre do ano entraram em funcionamento os Ecopontos Cidade Operária – Unidade 205, Sacavém, Parque dos Nobres e Itapiracó.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, informa que os Ecopontos contribuem para fechar as etapas da completa profissionalização de resíduos sólidos em São Luís. “Depois da desativação do Aterro da Ribeira, o prefeito Edivaldo começou a investir nos Ecopontos como política que garantisse a população o descarte ambientalmente adequado dos materiais recicláveis e resíduos volumosos. Por meio destes equipamentos, São Luís passou a ter um programa efetivo de coleta seletiva. Esta é uma política em expansão, pois a meta é encerrar 2020 com 30 Ecopontos em funcionamento”, afirmou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias