CORONAVÍRUS

No Maranhão

800
58859
33561
1436
ITI MALIA

Primeiro bebê nascido em 2020 em São Luís é menino

Miguel Felipe Pereira nasceu Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA)

Foto: Julyane Galvão

Miguel Felipe Pereira de Almeida chegou ao mundo, às 00h20, no primeiro dia de 2020. Sua mãe, a aprendiz Débora Lima de Almeida, de 19 anos, ficou quase 24 horas em trabalho de parto na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Na segunda-feira (30) eu procurei a Maternidade Benedito Leite com dores, mas como ainda estava com 36 semanas, ele foi considerado prematuro e fui encaminhada à MACMA, pois aqui tem estrutura de UTI neonatal caso meu filho precisasse, mas graças a Deus não precisou”, contou Débora, feliz e aliviada.

Miguel veio ao mundo com 3,120kg e 50cm, de parto normal. “Estavam todos ansiosos por ele, mas não imaginava que ele escolheria a virada do ano para nascer. Eu estou muito feliz com ele, por ele ser perfeito. Aqui o acolhimento é muito bom, são tão atenciosos, cuidadosos. Eu não esperava”, disse Débora, que foi acompanhada pelo esposo em todo trabalho de parto.

Débora é do município de Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, e fez o pré-natal na unidade básica de saúde de sua cidade. Ao dar entrada na Maternidade Benedito Leite, unidade de saúde da SES e sendo constada a prematuridade do bebê, a mãe foi transferida para outra unidade da rede estadual de saúde com estrutura e expertise para resguardar a vida da mãe e do bebê.

A MACMA, gerenciada pelo Instituto Acqua, é referência estadual em atendimento à gestação de risco. Possui atendimentos que incluem pediatria clínica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e materna. O espaço também recebe a Sala CUIDAR – rede de atenção às urgências e emergências obstétricas, com suporte técnico de apoio e validação das condições de situações de emergências a distância para 67 unidades de saúde de 60 municípios maranhenses.

Em 2019, a Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão foi avaliada com nota 100 pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), uma estratégia lançada no mundo inteiro pela Organização Mundial da Saúde e Unicef. A avaliação tem o intuito de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno no âmbito hospitalar. A iniciativa consiste no treinamento dos profissionais do estabelecimento de saúde para o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias