IMPOSTO

IPVA 2020: Confira calendário e os valores no Maranhão

O pagamento é obrigatório no país e a alíquota sofre modificações conforme o modelo, idade do veículo e o estado em que o colaborador mora. Alguns estados oferecem desconto para pagamento em cota única.

Reprodução

A cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) começa agora no mês de janeiro em alguns estados do país. O calendário de pagamento do IPVA 2020 foi divulgado com as principais informações de cada região.

O pagamento é obrigatório no país e a alíquota sofre modificações conforme o modelo, idade do veículo e o estado em que o colaborador mora. Alguns estados oferecem desconto para pagamento em cota única.

Os estados que já divulgaram os prazos para pagamento e como fica o imposto  foram: Acre; Alagoas; Bahia; Ceará; Distrito Federal; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Minas Gerais; Mato Grosso; Pará; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Roraima; Sergipe; Santa Catarina; São Paulo e Tocantins.

A busca pode ser feita pelo Portal do Detran de cada região. Confira o calendário e os valores aqui no Maranhão.

A Secretaria de Estado da Fazenda estabeleceu os valores do IPVA do ano de 2020 e divulgou a tabela de valores do imposto. O pagamento poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes, a arrecadação da primeira cota funciona de acordo com o final da placa dos automóveis.

Verifique na tabela abaixo:

Reprodução

O usuário que escolher a forma de parcelamento deverá quitar as cotas em ordem crescente, de forma que o pagamento da segunda cota fique condicionado ao pagamento da primeira, e assim sucessivamente. Se houver atraso no pagamento das taxas, elas poderão ser quitadas com acréscimo de multa e juros moratórios calculados a partir da data do vencimento.

Pagamento em cota única

O Governo do Maranhão determinou que o vencimento da cota única do IPVA 2020 seja junto com a primeira parcela do imposto, tudo no mês de março. Quem escolher o pagamento antecipado, terá 10% de desconto no valor do IPVA, até 28 de fevereiro de 2020.

A consulta dos valores poderá ser feita a partir de hoje (02), no portal da Sefaz, clicando no menu IPVA e também no site do Detran, na opção Licenciamento Anual.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias