DETERMINAÇÃO

Justiça: empresa de ônibus deve manter 70% da frota circulando

A liminar determina que ao menos 70% da frota deve circular. As demais empresas circulam normalmente em São Luís.

(Foto: Agência São Luís)

A Justiça determinou que, pelo menos 70% da frota de ônibus da empresa Planeta, a antiga São Benedito, que integra o consórcio Upaon-Açu, circulem nesta quarta-feira (4), em São Luís.

Motoristas e cobradores da empresa cruzaram os braços ontem (3), em protesto aos quatro meses sem receber salários, além de terem seus planos de saúde e tícket-alimentação suspensos pela empresa. A garagem amanheceu fechada, impedindo que os ônibus pudessem sair às ruas.

A liminar determina que ao menos 70% da frota deve circular. As demais empresas circulam normalmente em São Luís.

Os trabalhadores cruzaram os braços ontem (3) pois estão há quatro meses sem receber salários, além de terem plano de saúde e tícket-alimentação suspensos pela empresa. As demais empresas circulam normalmente em São Luís.

A empresa atende a população dos bairros da Cidade Operária, Cidade Olímpica, Conjunto São Raimundo, Vila Alonso Costa e Vila Nestor.

Mesmo com alguns motoristas e cobradores se reunindo no início da manhã de hoje (4) com representante do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (Sttrema), alguns deles escolheram trabalhar normalmente.

O Sindicato das Empresas de Transporte de São Luís, o SET, publicou uma nota de repúdio ao Sttrema. Confira a nota na íntegra:

O SET – Sindicato das Empresas de Transporte de São Luís vem repudiar a atitude arbitrária, irresponsável e ilegal do Sindicato dos Motoristas. Mesmo com decisão do Tribunal Regional do Trabalho de garantir o transporte para a população, o Sindicato bloqueou, ilegalmente, 100% da operação da Planeta Transportes, afrontando a Medida Cautelar nº 0016494-07.2019.5.16.0000 de 02/12/2019, que definiu a frota máxima de paralisação em 30%.

O SET está tomando as providências, pleiteando com as autoridades as multas previstas em caso de descumprimento, que considera que, de fato, ocorreu. Esta atitude do Sindicato dos Motoristas afetou muitos trabalhadores, mães e pais de família, estudantes e aposentados, que necessitam do serviço essencial de transporte diariamente.

É de conhecimento público que o sistema de transporte de passageiros de São Luís vem apresentando sérios problemas financeiros, por diversos motivos, e, por conta disto, o SET está buscando os meios legais de reparação junto ao Município de São Luís, dentro dos limites legais e sem prejuízos aos cidadãos.

SET – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias