SAÚDE

Prefeitura consolida melhorias na Central de Marcação de Consultas

Ações implantadas pelo prefeito Edivaldo provaram ser efetivas e somente no mês de setembro foram registrados 230 mil encaminhamentos e outros procedimentos

Reprodução

As ações de modernização e melhorias implantadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior na Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc) geraram, no último mês de setembro, marcação recorde de procedimentos. De acordo com dados do setor de estatística do serviço, ofertado pela Semus, foram registrados 230 mil encaminhamentos para médicos e outros procedimentos somente no mês de setembro, número jamais alcançado na história.

“Os números da marcação de consultas na rede municipal de saúde de São Luís refletem os investimentos que dia a dia fazemos na reestruturação, modernização e humanização deste serviço. Não só a Cemarc, temos importantes avanços na prestação de serviço de saúde em São Luís e seguimos avançando. Por meio do programa São Luís em Obras estamos reformando 18 unidades de saúde. Algumas delas como o Centro de Especialidades Odontologias da Alemanha, o Centro de Saúde Genésio Ramos e as obras na área da Clínica Cirúrgica do Socorrão II já estão bem adiantas e em breve serão inauguradas”, disse o prefeito Edivaldo.

Além das mudanças executadas na distribuição de senhas, que terminaram com as longas filas nas madrugadas na entrada da sede da Cemarc, no bairro Alemanha, outra medida foi a descentralização no registro dos procedimentos. Há meses, é possível marcar consultas e exames das 7h às 13h de segunda a sexta-feira em outros 23 pontos da cidade.

A Semus ampliou ainda a demanda de serviços, em parceria com o HUUFMA. Dentre os exames que passaram a integrar recentemente a lista dos ofertados pela rede pública, estão cateterismo, arteriografia, ecodoplercardiograma, broncoscopia (exame da laringe ou caixa da voz), radiologia e outros.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, enfatizou que a transformação da Cemarc foi resultado de um trabalho de mapeamento das necessidades e dos problemas do setor. “Com organização e mudança nas rotinas internas, foi possível não somente evitar aquela cena de filas durante a madrugada na Alemanha, como ainda dar mais conforto à população que, de forma rápida e prática, pode marcar qualquer tipo de procedimento atualmente disponível na rede”, afirmou.

O gestor ressalta que a boa avaliação da Cemarc é inédita na cidade. “Conseguimos ainda aumentar o número de vagas para exames de alta complexidade e ampliar a demanda para serviços como tomografia, cintilografia e outros”, disse.

Para a aposentada Lourdes Castro, de 63 anos, o serviço é de grande ajuda. “Como a gente não tem recurso, recorre ao serviço público. E aqui na Cemarc melhorou demais, está bom para marcar tudo”, disse.

Entre as especialidades médicas que podem ser agendadas diariamente na Cemarc estão cardiologia infantil, cirurgia cardíaca, cirurgia plástica, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica, hematologia, nutrição, oncologia, pneumologia pediátrica, proctologia e reumatologia.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias