SANEAMENTO

Península recebe tratamento de esgoto

Obras de ampliação e implantação de rede de coleta

Reprodução

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) retomou as obras de ampliação e implantação de rede de coleta e tratamento de esgotos na Península da Ponta d’Areia, em São Luís.

A obra inclui a implantação de coletor tronco na Ponta d’Areia, adequação da Estação Elevatória de Esgoto Ana Jansen, construção da Estação Elevatória de Esgoto do Renascença e execução de Interceptor no São Francisco.

A obra segue avançada pela Av. Dr. Jackson Kepler Lago, principal via de acesso ao bairro. Os serviços foram retomados no dia 6, com concentração dos trabalhos na via perpendicular à Rua das Hortênsias, seguindo a implantação em direção a Av. dos Holandeses, para interligação em trecho de rede existente próximo à Lagoa da Jansen. De acordo com dados da Gerência de Projetos e Obras Especiais da Caema, a obra tem como finalidade dar maior fluidez aos volumes coletados no local e realizar o transporte pela nova tubulação até a Estação Elevatória de Esgotos da Lagoa.

“Com a estruturação de uma nova linha paralela a que já existe, será possível eliminar sobrecarga e extravasamentos na rede, melhorando o fluxo do esgoto gerado pelas casas, prédios e comércios do local, bombeando todo este volume por meio da elevatória até a Estação de Tratamento de Esgoto do Jaracati”, explica o chefe do setor responsável pela obra, engenheiro José Luiz Bastos.

Desde junho de 2018, já foram estruturados 425,53 metros do total planejado. Para conclusão da obra, falta a implantação de 494,27 metros da rede coletora paralela à rede já existente. “É quase 1 km de rede tronco em tubos PVC corrugado de alta densidade de 200 mm, para complementação do Sistema São Francisco Etapa – I”, diz Francisco Cruz, engenheiro da Caema.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias