INÉDITO NO ESTADO

Maranhão sedia evento nacional de cães de salvamento

Os testes com os cães do Seminário Nacional de Bombeiros acontecem no bairro do Cohajap e no Multicenter Sebrae

Reprodução

Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, cães treinados por corporações do Corpo de Bombeiros de várias regiões do Brasil participam da Certificação Nacional de Cães, que será realizada pela primeira vez no Maranhão. As provas são parte da programação da XIX edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), que será oficialmente aberta no dia 12, e se estende até o dia 14.

Os testes serão realizados no Multicenter Sebrae e no bairro do Cohajap. Aprovados, os cães certificados passam a integrar equipes de busca e salvamento, estando habilitados para atuar nos resgates para os casos de desabamentos, desastres ambientais, desaparecimentos em matas e florestas, entre outros.

“Essa certificação é que garante, por exemplo, que o cão não vai se confundir ao procurar um humano com outros seres numa situação de resgate”, explicou o Major Nilson da Silva Azevedo Junior, comandante do Batalhão de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros do Maranhão (CBMMA) e representante do Maranhão no Comitê Nacional de busca, resgate e salvamento com cães.

O evento também vai marcar a cooperação técnica entre o CBMMA e corporações de outros estados para a capacitação de militares maranhenses para os treinamentos de cães; etapa essencial para implementação do canil especializado no Estado.

“O Corpo de Bombeiros do Maranhão tem atualmente um cão em treinamento, que ainda é muito novo e não vai participar dessa certificação. Com essa aproximação com outros estados, iniciaremos cooperação técnica para instalação do nosso canil, o que envolve a capacitação de bombeiros militares do Maranhão e filhotes que iremos receber dos grupamentos parceiros”, informou o major Nilson Azevedo.

Provas

Treinados desde pequenos e por um período que varia entre um ano e um ano e meio, os animais que participam da competição são estimulados a obedecerem a comandos e encontrarem possíveis vítimas, especialmente por meio do cheiro.

A certificação realizada em São Luís vai incluir dois tipos de prova. A primeira, de campo, será realizada nos dias 11 e 12, das 8h às 11h30 e entre 15 e 17h. Nessa etapa, os cães serão levados ao Bairro do Cohajap, em terreno de demolição localizado na Av. Daniel de La Touche, próximo à faculdade Pitágoras (Av. Daniel de La Touche, n. 23). Lá, eles precisarão comprovar as habilidades de encontrar vítimas simuladas em escombros e espaços abertos.

Já na quarta-feira (13), de 8h às 11h, os cães participam da etapa de destreza e obediência, que será realizada em um circuito especialmente montado para os animais no Multicenter Sebrae.

Senabom 2019

Aberto oficialmente na próxima terça-feira (12), no Multicenter Sebrae, o Seminário Nacional dos Bombeiros (Senabom) é o maior da América Latina para o segmento e pela primeira vez São Luís sedia o evento.

Mais de 3 mil profissionais de corporações de todo o país são esperados para as palestras, encontros e provas técnicas como o Bombeiro de Aço e o Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático.

Programação Certificação de Cães

11/11 – Segunda Feira
8h às 11h e 15h às 17h – Busca urbana (Terreno Av. Daniel de La Touche, próximo Fac. Pitágoras)

12/11 – Terça-feira
8h às 11h30 – Restos mortais (Terreno Av. Daniel de La Touche, próximo Fac. Pitágoras)

13/11 – Quarta-feira
8h às 11h30 – Obediência e destreza (Multicenter Sebrae)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias