MÉRITO ELEITORAL

Jornalista Raimundo Borges recebe medalha no TRE-MA

Diretor de redação de O Imparcial foi um dos homenageados na solenidade de entrega da Medalha do Mérito Eleitoral Ministro Arthur Quadros Collares Moreira no TRE-MA.

Reprodução

Em ato solene pela celebração dos 87 anos da instalação da Justiça Eleitoral no Maranhão, o Tribunal Regional Eleitoral realizou na última quinta-feira, 14, no plenário Ernani Santos, a entrega de medalhas do mérito eleitoral “Ministro Arthur Quadros Colares Moreira” ao jornalista Raimundo Nonato Borges, diretor de redação de O Imparcial, e mais três personalidades.  Clóvis Fecury, Raimundo Borges, Carlos Santos de Oliveira e os filhos juiz Fernando Luiz Mendes Cruz, falecido em setembro último.

Na oportunidade, outras três personalidades foram homegeadas com a entrega das medalhas: Desembargador Carlos Santos de Oliveira -(Presidente do TRE-RJ), Juiz de direito Fernando Luiz Mendes Cruz, “in memorian” e o empresário Clóvis Antônio Chaves Fecury (presidente do Grupo Ceuma).

Instituída e regulamentada no dia 12 de agosto de 2003, a condecoração recebeu esse nome em homenagem ao primeiro maranhense a tomar assento na Corte do Tribunal Superior Eleitoral e destina-se a homenagear pessoas físicas e entidades, nacionais e internacionais, nas classes de juristas, servidores da justiça eleitoral e colaboradores, que mereçam especial distinção por seus méritos e relevantes serviços prestados à justiça eleitoral. A comenda de Raimundo Borges foi indicada pelo desembargador Tyrone José Silva, vice-presidente e corregedor da corte eleitoral. Coube a ele fazer apresentação dos homenageados perante os integrantes do TRE, convidados e familiares. Tyrone fez um resumo biográfico das distinguidos com a comenda. Por sua vez, o desembargador presidente do TRE-RJ foi indicado para saudar os homenageados.

No encerramento da sessão solene, o presidente do TRE-MA, desembargador Cleones Carvalho Cunha destacou o papel de cada homenageado na colaboração com a Justiça Eleitoral. O jornalista Raimundo Borges, com 49 anos de atividade ininterrupta, cobre, desde 1982, quando foi realizada a primeira eleição de governador após o regime militar de 1964, todos os pleitos gerais e municipais até os dias presentes.

Em nome dos homenageados, o desembargador Carlos Santos de Oliveira, presidente do TRE-RJ, parabenizou o desembargador Cleones Cunha pela conclusão da biometria em todo o estado do Maranhão ainda este ano. Para ele, “o papel dos TREs é fundamental, já que busca fazer, em última linha, com que o eleitor possa, no dia da eleição, sufragar seus votos de forma consciente e de forma independente, sem nenhuma interferência externa”.

O presidente Cleones Cunha disse que em 2020 todos os eleitores do Maranhão irão votar pelo processo biométrico. “Posso garantir que o pleito de 2020 será realizado totalmente sem risco de qualquer tentativa de fraude”, disse o desembargador.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias