PERÍODO CHUVOSO

Chuvas começam a cair no Maranhão

Núcleo Geoambiental do Maranhão revela que os primeiros acumulados de chuvas da estação no norte do estado, começam em meados de dezembro

Reprodução

No último fim de semana, a capital teve alguns pontos da cidade com chuva, e o tempo nublado deu lugar ao clima ensolarado dos últimos meses. Segundo o Núcleo Geoambiental (Laboratório de Meteorologia do Maranhão), em seu boletim trimestral outubro/dezembro, o período seco ainda está predominando no setor norte do estado.  

Em contrapartida, o extremo sul do estado está vivendo os primeiros episódios de chuva, que ocorrem na fase de inicialização do período chuvoso da região.  “Na região de fronteira entre os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (região conhecida como Matopiba), espera-se uma condição de normalidade climática durante o trimestre outubro, novembro e dezembro; com probabilidade entre 40% e 50%, ou seja, uma previsão que oscila de normal à levemente abaixo normal, na porcentagem citada. Essa previsão é válida para quase todo estado.

No momento é descartada a possibilidade de chuva acima da média histórica em outubro, novembro e dezembro de 2019 no Maranhão”, aponta o boletim.

De acordo com o NuGeo, os primeiros acumulados de chuvas da estação no norte do estado, começam em meados de dezembro.

Essa estação do ano é um momento de transição entre o inverno e o verão, com característica de ambas.

“É importante ressaltar que na maioria das regiões brasileiras, o momento de chuvas regulares se inicia na primavera e se estende até o verão, que apresenta o período mais chuvoso do ano em quase todo o país. No Maranhão, os primeiros eventos de chuvas significativas ocorrem no mês de outubro no sul do estado”.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias