PREVENÇÃO

Vacinação contra sarampo acontece em shoppings da capital no sábado (05)

As equipes estarão nos shoppings da Ilha, Rio Anil e São Luís para imunizar as crianças de seis meses a menores de 5 anos

Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Neste sábado (5), das 15h às 19h, acontece uma ação de vacinação contra o sarampo em shoppings de São Luís. As equipes estarão nos shoppings da Ilha, Rio Anil e São Luís para imunizar as crianças de seis meses a menores de 5 anos. O objetivo da ação é facilitar o acesso à vacina, já que aos fins de semana o fluxo de pessoas nos shoppings da capital é mais intenso.

Em São Luís, além da campanha e das ações extras realizadas, estão sendo disponibilizadas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades de saúde da rede municipal, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

A campanha nacional, orientada pelo Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas. De 7 a 25 de outubro acontece a primeira fase, com foco nas crianças. Já a segunda fase, será realizada de 18 a 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. Em ambos os casos, haverá o chamado Dia D em duas datas: em 19 de outubro e em 30 de novembro. A campanha em nível nacional visa alertar pais, mães e responsáveis para a importância da vacinação.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias