RENOVAÇÃO DA FROTA

Prefeitura retira 32 ônibus velhos de circulação na capital maranhense

Prefeitura de São Luís retira de circulação ônibus antigos do sistema de transporte urbano da capital

Foto: Reprodução

Realizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, a licitação do Sistema de Transporte Urbano de São Luís tem trazido melhorias que representam mais conforto a passageiros e trabalhadores que atuam na área. Assim, dando cumprimento às normas estabelecidas no documento e no contrato de concessão do serviço, que determina como tempo útil dos veículos, o prazo de 10 anos, a contar da data de fabricação, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), retirou de circulação 32 ônibus antigos.

Com a renovação da frota desde 2013, houve redução da idade média dos veículos circulantes para 4,5 anos, a menor desde aquele ano. A idade média da frota de ônibus de São Luís é a menor do Nordeste, atualmente. Dos 32 veículos que foram suprimidos do sistema, 13 foram no primeiro semestre deste ano e os outros 19 em ação recente. Também foram removidos os validadores (catraca eletrônica) e o sistema de GPS destes coletivos. Segundo o titular da SMTT, Canindé Barros, um dos principais objetivos da licitação do Sistema de Transporte de São Luís é trazer qualidade aos serviços prestados pelas empresas que formam os consórcios vencedores do certame.

A licitação estabeleceu padrões de qualidade para o sistema, que precisam ser cumpridos pelas empresas vencedoras, bem como mecanismos de fiscalização e cobrança para a garantia efetiva das melhorias. Entre os padrões estabelecidos está a redução da média de idade da frota, a substituição gradativa por veículos com ar-condicionado, acessibilidade, entre outras melhorias. É o que prevê o processo liciatório finalizado em julho de 2016, um dos legados da gestão do prefeito Edivaldo.

“Nesse sentido, a fiscalização visa fazer cumprir essa prestação de serviço com ônibus condizentes com o que está previsto no edital e no contrato de concessão de serviço de transporte urbano na capital”, disse Canindé Barros. O secretário estacou ainda a renovação da frota. Em 2019, foram feitas quatro inserções de novos ônibus ao Sistema de Transporte Urbano de São Luís. A primeira ocorreu em fevereiro deste ano. A segunda, em julho. Somente em setembro foram duas inserções. Ao todo, 2019 contabiliza 47 novos ônibus inseridos no sistema, contabilizando uma renovação de 83% desde 2013.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias