NO MARANHÃO

Governo do estado entregará mil cadeiras de rodas para pessoas com deficiência

A entrega representativa das primeiras cadeiras de rodas adquiridas com recursos próprios ocorreu no Centro Especializado de Reabilitação (CER Olho d’Água)

Reprodução

No total, mil pessoas serão contempladas com a doação das cadeiras, solicitadas pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (CEPD). “Com a entrega dessas cadeiras, atendemos a uma solicitação da sociedade civil, de pessoas que estão na espera do utensílio há algum tempo. Assim, promovemos aos beneficiados um ganho na qualidade de vida, o que contribui para o direito de ir e vir que faz parte da vida e do processo de reabilitação”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

De acordo com o secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves da Conceição, a ação faz do plano de governo estipulado pelo chefe do executivo, Flávio Dino. “Uma das exigências feitas pelo Fórum da Pessoa com Deficiência ao governador era a de garantir a mobilidade da pessoa com deficiência dentro da cidade. Dessa maneira, ela poderá ter acesso à escola, à saúde e ao lazer, possibilitando mobilidade e qualidade de vida”, destacou o gestor.

Construídas em aço carbono, as cadeiras de rodas possuem estrutura dobrável em forma de “X”, com eixos de aço reforçado e sistema de desmontagem rápida nas rodas traseiras. Elas contam ainda com apoios para os braços e pés escamoteáveis e removíveis, com opção de ajuste na altura.

Maria José Borges, de 56 anos, natural de São Luís, afirmou que a cadeira é sinônimo de bem-estar. “Eu sou hipertensa e quando saio da sessão de hemodiálise, preciso de ajuda para me locomover. Mas agora com essa cadeira poderei ficar mais tranquila e retornar para a minha casa com mais conforto”, compartilhou após o recebimento da nova cadeira de rodas.

Entre a população indígena, Bernardo Kauã, de 9 anos, recebeu a cadeira.  A mãe da criança, Leidiane da Silva Moreira, mora com a família no município de Grajaú. Para ela, a cadeira de rodas nova assegura o direito de ir e vir.

“Eu estou muito alegre por receber esta cadeira. Antes ele só ficava na rede, no braço de alguém ou no chão, mas agora vai melhorar bastante a locomoção dele”, disse.

A jovem Maria Clara Machado Amaral, de 8 anos, que é assistida no Centro Especializado de Reabilitação (CER Olho d’Água), apresentou um belo espetáculo de promoção da qualidade de vida para pessoas com deficiência. A jovem dançou acompanhada pelo educador físico da unidade, Viller Monteles.

Segundo a diretora-geral do CER Olho d’Água, Renata Trajano, a entrega das cadeiras de rodas fortalece a autonomia de crianças, jovens e adultos com deficiência. “Essas cadeiras, no entender da direção do CER, são sinônimo de independência. Com elas será possível ter acesso a ambientes públicos e de lazer, facilitando também as atividades diárias desenvolvidas por alguns deles”, enfatizou.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias