CRESCIMENTO

Porto do Itaqui bate recorde histórico de movimentação mensal

Foram mais de 2,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas

Reprodução

O Porto do Itaqui fechou o mês de agosto com um recorde histórico de movimentação. Foram mais de 2,8 milhões de toneladas de cargas movimentadas. O aumento é de 17% sobre o último recorde mensal, de outubro de 2018, quando foram movimentadas 2,4 milhões de toneladas, e 37% acima do registrado em agosto do ano passado.

No total, desde o início de 2019, o porto público do Maranhão movimentou 16,1 milhões de toneladas de cargas, 18% a mais do que no mesmo período em 2018.

De acordo com a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o crescimento é resultado, principalmente, do crescimento de movimentação do milho, dos fertilizantes e de granéis líquidos. A Emap também atribui o recorde aos investimentos técnicos na mão de obra especializada e à participação da iniciativa privada na ampliação da infraestrutura do Porto do Itaqui.

Se realmente o crescimento da movimentação de cargas aumentou por conta dos investimentos feitos no porto, o número crescerá ainda mais. Isso porque mais um investimento, na ordem de R$ 1 bilhão, deve ser feito até 2022 a para ampliação da infraestrutura do Tegram, do novo terminal de fertilizantes e expansão de combustíveis.

Desde que o Berço 108 entrou em operação e a movimentação de carga de entreposto de combustíveis para as demais regiões do país foi retomada, no ano passado, as operações de combustíveis tiveram aumento de 79% sobre o planejado e de 31% em relação ao total operado em agosto de 2018. Ao todo, 745,3 mil toneladas foram movimentadas.

Com volume de 310,5 mil toneladas movimentadas, as operações de fertilizantes cresceram 41% sobre o planejado e 228% em relação ao total importado em agosto passado. 

Também foi registrado recorde histórico na movimentação mensal de milho e de fertilizantes. O volume de milho chegou a 693 mil toneladas, o que representa alta de 162% em relação ao planejado para o mês e de 421% sobre o que foi movimentado no mesmo período do ano passado.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias