Comércio espera aumento de 4,5% nas vendas
Data é comemorada no segundo domingo do mês de agosto e comércio local aposta nas boas vendas para compra dos presentes dos pais

Reprodução

Recentemente uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), revelou que o número de consumidores ludovicenses que possuem algum tipo de dívida recuou -0,5% na passagem do mês de junho para julho. Com isso, o percentual de 57,1% de consumidores endividados na capital maranhense no mês de julho de 2019 é o menor resultado desde junho de 2018.
Segundo a Fecomércio-MA, o nível de inadimplência caiu -6,5% na comparação mensal e -8,1% em relação a julho de 2018. A queda do endividamento é um reflexo do enfraquecimento do nível de consumo no último mês, uma vez que o índice de intenção de consumo em São Luís apresentou uma retração de -1,7% na comparação do mês de julho com o mês imediatamente anterior.
Consequentemente, a queda da inadimplência observada está diretamente ligada a retração momentânea da obtenção de crédito para o consumo, além de uma melhora registrada no mercado de trabalho local durante o primeiro semestre do ano.
Com a proximidade do dia dos pais, isso dá um fôlego para que a população possa comprar algo para presentear seu pai. É o que pensa vendedores e lojistas. O Dia dos Pais é considerada uma das cinco principais datas comemorativas para o comércio local.
Dono de uma loja no Bequimão, cuja mercadoria é variada com artigos de presentes, confecções e acessórios, o microempresário Rafael Lopes acredita que este ano será melhor em comparação com as vendas do ano passado. “Mesmo com uma presença mais de mulheres para compras de roupas e acessórios, temos tido também outras pessoas que vem em busca de uma carteira, um cinto, um acessório de telefonia… então acho que teremos boas vendas”, acredita.
Com uma loja de confecções na área da Cohab, a lojista Ana Maria Silva diz que já tem havido uma boa procura por artigos masculinos. “Camisas, bermudas, bonés… esperamos que seja uma data de boas vendas, porque as pessoas ainda estão buscando preços, os produtos”, comenta.
Essa procura revelada pelos lojistas reforça o levantamento feito pela Fecomércio, em relação ao nível de intenção de consumo dos ludovicenses, que está +2,4% maior do que no mesmo período de 2018.
Segundo a Federação, o volume de vendas relacionados ao Dia dos Pais deste ano deverá experimentar uma aceleração de +4,5% em São Luís na comparação com a mesma data do ano passado.
Confira na próxima página dicas para não errar no presente