Projeto

Vítimas de violência doméstica podem receber aluguel social

O valor máximo seria de R$ 500 por família e teria duração de 1 ano prorrogável por mais um

Reprodução

As mulheres vítimas de violência doméstica podem receber aluguel social, pelo menos é isso que dita um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de São Luís. O objetivo é dar condições financeiras para que as vítimas se afastem dos agressores e se restabeleçam em outro local.

Atualmente, o Programa de Aluguel Social é destinado a famílias que moram em área de risco ou que estão desabrigadas. Com o PL, o programa será modificado e vai englobar as mulheres que sofreram algum tipo de violência doméstica.

De acordo com dados da Delegacia da Mulher, 1.120 denúncias de mulheres agredidas por companheiros ou alguém da convivência familiar foram registradas na Região Metropolitana no ano de 2018. Esses dados não refletem o aumento da violência, mas acrescente do número de denúncias.

Segundo o vereador Ricardo Diniz (PRTB), autor do projeto, o aluguel reduz o índice de violência e vai evitar feminicídios.

“Precisamos garantir integridade e o bem estar das mulheres. Solicitamos ao Executivo Municipal que o Aluguel Social seja estendido a elas, evitando novos abusos e proporcionando dignidade”

Ricardo Diniz, vereador

A concessão do benefício terá validade de doze meses, podendo ser prorrogado pelo igual período.

A Secretaria da Criança e Assistência Social (SEMCAS) fará a avaliação dos pedidos. O Setor de Atividades Especiais Espaço Mulheres (SAEEM) fará o acompanhamento das vítimas.

O valor máximo do aluguel corresponde a R$500,00 mensais por família, atualizados anualmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Se for menor que o limite, o preço se limita ao valor do aluguel do imóvel. Se for maior, a diferença será de responsabilidade do beneficiário.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias