Dicas para garantir um bom peixe durante a Semana Santa
Profissionais da Vigilância Sanitária dão dicas valiosas para orientar você na hora da compra.

Reprodução

Para garantir uma boa compra de pescado durante a Semana Santa com preservação da saúde e segurança alimentar, profissionais da Vigilância Sanitária orientam sobre cuidados básicos para o consumo e manipulação do peixe.
Em ambientes como feiras, é importante que o consumidor atente para a conservação do peixe. Quando comprado em supermercados, deve ser armazenado sob refrigeração e congelamento até a data de validade do produto. Essa é uma forma de garantir que não haja contaminação do produto.
Quando descongelados em microondas ou sob refrigeração, os peixes devem ser preparados diretamente, para evitar qualquer contaminação. Além disso, o alimento nunca deve ser descongelado à temperatura ambiente.
Além de avaliar a qualidade e a forma de armazenamento dos peixes, crustáceos e mariscos, bastante procurados na Semana Santa, a população deve estar atenta à higiene do comércio, observando a limpeza e higienização do local, exposição e armazenamento dos produtos, embalagem e prazo de validade.
Orientações sobre o local de venda dos alimentos:

– Para escolher o estabelecimento, utilize como critério a limpeza e a organização do ambiente e a higiene dos atendentes.
– Verifique as condições das embalagens e não compre alimentos com embalagens violadas, amassadas, rasgadas, molhadas, furadas ou com outros sinais de alteração.
– Quando comprados em supermercados, observe se no rótulo consta o nome e endereço completo do fabricante, data de validade, selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou Serviço de Inspeção Federal (SIF) e se há instruções quanto à conservação do produto.
– Os produtos devem ser expostos sempre em cima de prateleiras ou balcões, protegidos e quando refrigerados e/ou congelados mantidos na temperatura indicada pelo fabricante.