CARNAVAL

Começa o carnaval na Passarela do Samba

Até o dia 5 passarão pelo Anel Viário mais de 70 atrações entre grupos de tambor de crioula, tribos de índios, blocos afro e tradicionais e escolas de samba

Reprodução

Será nesta sexta-feira a abertura oficial do carnaval de passarela de São Luís. O evento é promovido pela Prefeitura de São Luís com o apoio do Governo do Estado e acontece até o dia 5, no Anel Viário, reunindo grupos carnavalescos, blocos e escolas de samba.

Nesta sexta-feira gorda, a programação será com os grupos de tambor de crioula, tribos de índios e blocos tradicionais do Grupo B abrindo o primeiro dia de desfiles. Antes, porém, haverá a abertura oficial, a partir das 18h, com a entrega da Chave da Cidade à Corte Momesca. “Esperamos que a celebração seja marcante para todos os brincantes do carnaval de São Luís. A cada ano, nos preocupamos em valorizar e fortalecer nossa identidade cultural com a apresentação de grupos folclóricos representativos. Será uma belíssima programação com desfiles dos blocos tradicionais, turmas de samba, blocos organizados e escolas de samba”, afirmou o secretário municipal de Cultura (Secult), Marlon Botão.

Blocos e tribos vão desfilar a partir das 18h

A programação começa às 18h com apresentações de tambor de crioula na Tenda do Tambor.

Na passarela, o desfile das tribos de índio começa às 18h, também com a Tribo de Índio Kaiapó, em seguida, Tupiniquim, Kamayaurá, Curumim e Tapiaca Uhu. Cada tribo terá 10 minutos para desfilar.

Os blocos tradicionais do Grupo B começam às 20h. iniciando com Os Gigantes, em seguida, Os Tradicionais do Ritmo, Fênix, Os Trapalhões, Companhia do Ritmo, Renovação do Ritmo, Os Diplomáticos, Os Guardiões, Príncipe da Meia Noite, Dragões da Liberdade, Os Vingadores, Os Gaviões do Ritmo, Os Diferenciados do Renascer ou Ritmo, Os Inacreditáveis, Vinagreira Show e Os Imbatíveis, encerrando a noite. Cada bloco tem 20 minutos para desfilar.

No sábado, 2, a programação continua iniciando às 18 horas, com tambor de crioula na Tenda do Tambor.

As tribos que irão desfilar são Sioux, Tupinambá, Guarani,  Upaon Açu,  Itapoã, Carajás.

O desfile dos blocos tradicionais do Grupo A começa com Apae (não concorre), Os Gladiadores, Os Baratas, Os Guerreiros do Ritmo, Kambalacho do Ritmo,  Príncipe de Roma, Os Feras, Os Curingas, Os Reis da Liberdade, Os Vampiros, Os Brasinhas, Tropicais do Ritmo,  Os Foliões, Originais do Ritmo, Os Apaixonados, Os Tremendões.

Mundo de Monteiro Lobato

O Bloco Os Foliões tem previsão para desfilar à uma hora da manhã, no segundo dia de desfiles, no sábado, dia 2.

Este ano o bloco fará uma viagem pelo universo encantado do escritor Monteiro Lobato, com o tema A Turma do Sítio Apronta e os foliões Fazem de Conta.

O tema é assinado pelo designer Fábio Moraes (Fábio Perfecc) e o jornalista Joel Jacinto. A fantasia é assinada por Cássio de Jesus;  e o samba, por Luzian Filho e Josias Neto, com  interpretação de Tunay Moura e Coracinha, nas vozes principais. Segundo a presidência, o bloco deve entrar com 150 componentes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias