CALENDÁRIO

Um ano de poucos feriadões na capital

Feriados prolongados remetem a viagens, descanso, mas 2019 não está tão generoso com as folgas. A maior parte deles será nos fins de semana ou no meio da semana

Foto: Honório Moreira

Um levantamento do site de viagens Viajala, divulgado em novembro, colocou o Maranhão como o estado mais procurado por turistas do Brasil para 2019. O levantamento analisou 47 milhões de buscas nos preços das passagens aéreas realizadas no mês de setembro. De acordo com os dados, a capital de São Luís apresentou aumento de 106% nas buscas de passagens vindas de dentro do país. Os que mais procuram vir para o Maranhão estão em São Paulo, 268% de crescimento nas buscas, e Rio de Janeiro, com 231%.

Se com esses dados o estado se torna destino turístico para 2019, quem mora na capital vai precisar aproveitar o estado um pouco mais, com menos feriados prolongados. Os populares “feriadões” vieram escassos desta vez. O site oimparcial.com.br relacionou os feriados da capital mês a mês e a conclusão é que a maioria deles ocorre no meio da semana ou nos fins de semana. No site você confere a lista completa.

Planejamento
“Se houver possibilidade financeira e trabalhar com planejamento, dá para fazer uma viagem boa, um pouco mais prolongada. De repente, adiantar horas no trabalho, ou compensar depois, porque realmente não vamos ter muitos feriadões”, diz o agente de viagens Bruno Pereira, que já prevê uma procura menor do público local para outros destinos.

O carnaval este ano será no mês de março, no dia 5 (terça-feira). Na segunda-feira, 4 é ponto facultativo e na quarta-feira de Cinzas (6) é ponto facultativo até às 14h.

Em abril, fora o feriado da Sexta-feira Santa (19), o de Tiradentes (21) é no domingo.

O Dia do Trabalho, 1º de maio, será em uma quarta-feira. Em junho, o feriado de Corpus Christi é ponto facultativo (20) e o dia de São Pedro (feriado estadual), e de São Marçal (municipal), 29 e 30, respectivamente, serão sábado e domingo.

Segundo semestre
Começa a segunda metade do ano, e em julho, o dia 28, feriado da adesão do Maranhão à Independência do Brasil (feriado estadual), será domingo. Em setembro, os dias 7 (dia da Independência do Brasil) e 8, aniversário de São Luís, serão sábado e domingo.

Em outubro, o Dia da Nossa Senhora da Aparecida, 12, será no sábado. O dia 28, Dia do Servidor Público,  é ponto facultativo e será uma segunda-feira.

Em novembro, o Dia de Finados (2) será um sábado. A exceção do calendário é o dia 15, Dia da Proclamação da República, que será uma sexta-feira. Dá para curtir a folga. O Dia da Consciência Negra, 20, será uma quarta-feira.

Em dezembro o dia 8, de Nossa Senhora da Conceição, é feriado municipal e será domingo. Finalizando, o Natal, 25, será uma quarta-feira.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias