PRÉ-CARNAVAL

Primeiro pré-carnaval do ano em São Luís será com Máquina de Descascar’Alho

Uma das charangas mais tradicionais da cidade, a Máquina de Descascar’alho, faz o seu tradicional cortejo pelas ruas do Bairro da Madre Deus, atraindo milhares de foliões

Foto: Reprodução

O carnaval de 2019 começa ao som da Máquina de Descascar’alho. E como acontece tradicionalmente há 33 anos, o grupo dá o primeiro grito de pré-carnaval neste dia 1º, iniciando 2019 com muita alegria, criatividade, ao som de sambas e marchinhas. As comemorações começam a partir das 15h, no berço onde tudo aconteceu: a Madre Deus.

A Máquina nasceu no tradicional bairro da Madre Deus, é uma das referências no carnaval de rua de São Luís, onde a brincadeira atrai milhares de foliões por onde passa. O grupo traz no seu repertório as tradicionais músicas de duplo sentido, típicas das marchinhas de carnaval, valorizando as músicas maranhenses da velha guarda que morava no bairro boêmio da Madre Deus. Entre os sucessos mais conhecidos que já estão na ponta da língua dos foliões estão as seguintes marchinhas que estão registradas em quatro CD´s: A lasca, Morro do Querosene, Barreira sanitária, Golfo deu, Tira que tá doendo,  Tira o dedo, Cabeça de alho,  A máquina é um avião, Queralho, Ensacar’Alho, Se for desse, Nambu seca, Suco de alho, Não enxiriza malandro, Desejo, O meu cavalo não marcha, Curso A, O olho do Japonês,  Código “F” do parágrafo “D”,  Mecha da mala, Carnaval da máquina, Tararás louca à toa, entre outras tão famosas quanto.

Seguindo a tradição, músicos, foliões e artistas costumam se encontrar no início da tarde para começar os trabalhos do carnaval.  Desse dia em diante, todos os finais de semana serão de festa e a folia que só encerram na quarta-feira de cinzas. “É uma festa muito esperada por moradores, foliões, músicos, compositores, simpatizantes e a comunidade em geral. São nos becos, ruas e ladeiras que os blocos se encontram promovendo um verdadeiro arrastão. A Máquina vai cumprir o ritual como vem fazendo há mais de três décadas, com o grande cortejo que o grupo vai fazer com vários convidados”, diz o presidente do grupo Silvério Jr. (Boscotô). A concentração é na praça Estação da Máquina e a saída é às 17h do Largo do Caroçudo, no coração da Madre de Deus.

A ORIGEM  DA BRINCADEIRA

A Máquina de Descascar’alho é um grupo nascido no coração do tradicional bairro da Madre Deus, idealizado por jovens artistas no final da década de 80, aglutinando milhares de adeptos à brincadeira. Tem no gênero as marchas de carnaval, Samba, Blocos, Tambores e Afoxés a base de seu repertório, desde interpretação de obras de reconhecidos artistas da esfera nacional a composições próprias e a valorização e resgate de composições maranhenses da “velha guarda” que morava ou costumavam frequentar o bairro boêmio.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias