TECNOLOGIA

Startups do Maranhão chegam à fase final de processo de aceleração

Iniciativa do Governo do Estado oferece incentivo a empresas que investem em inovação tecnológica; Demo Day, que acontece nesta quinta-feira (20), faz um balanço dos resultados

Cursos gratuitos de: introdução à informática, conserto e manutenção de celular e técnicas iniciais de fotografia digital para a venda de produtos on-line. (Foto: Reprodução)

Você sabe o que é uma startup? O termo norte-americano se refere, principalmente, a um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios inovador, viável e replicável, trabalhando, muitas vezes, em condições de incerteza. No entanto, grandes empresas começaram assim e hoje dominam o mercado, como, por exemplo, os aplicativos de transporte ou de streaming online.

Para incentivar esses novos empreendedores maranhenses, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação criou em 2016 o Programa Inova Maranhão com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico e fortalecimento do mercado de tecnologia local.

Nesse contexto, o governo e a empresa Softex lançaram no final de 2017 um edital público para selecionar projetos de startups voltados para a criação de soluções tecnológicas e inovadoras, que busquem contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Estado. Um ano depois e os frutos de 16 startups começam a ser colhidos.

Nesta quinta-feira (20), acontece o Demo Day, um evento realizado pelo Programa Inova Maranhão para apresentar os primeiros resultados dessa iniciativa, incluindo a divulgação das startups que registraram melhor performance até o momento.

Segundo o secretário de ciência, tecnologia e inovação, Davi Telles, não se trata apenas de desenvolver tecnologia pela tecnologia. “Nosso objetivo é endereçar dificuldades ou necessidades existentes dentro do Estado. Queremos identificar as tecnologias que podem alavancar o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, mapeando a competitividade do setor produtivo. Alguns resultados nesse sentido também serão apresentados no Demo Day”.

O Demo Day será um momento que marca o final do processo de aceleração e comprova a evolução das empresas durante o programa. O evento contará com palestras sobre as tecnologias que irão mudar o mundo, demonstração de cases de sucesso em inovação no Estado do Maranhão, rodadas de negócios, apresentação de pitches e muito mais.

O Demo Day acontecerá no Praia Mar Hotel, em São Luís, no dia 20 de dezembro, das 16h às 22h. As vagas são limitadas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias