CULTURA

Conexão Maranhão-Alemanha em nome da música

O Imparcial conversou com dupla de pianistas que promove segundo concerto de música clássica em São Luís

Philipp Mayer se prepara para segunda apresentação com Willame Belfort (Foto: Alan Azevedo / O Imparcial)

O Duo Pianístico Philipp Mayer & Willame Belfort levará ao público ludovicense, neste sábado (15), um repertório clássico de piano a quatro mãos, modalidade em que os músicos dividem um único instrumento. Em sua segunda apresentação na capital maranhense, a dupla conta com um repertório afinado de obras-primas de Mozart, Schubert, Brahms e do croata Dvorak.

Em visita ao Brasil em 2017, o alemão Philipp Mayer procurava um local com piano para poder praticar e foi acolhido pela Escola de Música do Estado do Maranhão, que cedeu o espaço para o profissional. Foi então que conheceu o músico maranhense e professor Willame Belfort.

O alemão Philipp Mayer ensaia na Escola de Música do Estado do Maranhão (Foto: Alan Azevedo / O Imparcial)

“A gente se comunicava mais pela música do que falando”, conta Mayer, que não falava português e conversava com Belfort em uma mistura de inglês e francês. “E deu muito certo. A música é uma troca, você dá e recebe de volta. E Willame tem a sensibilidade de tocar com outros músicos e compartilhar sua paixão”.

Foi assim que surgiu a ideia do primeiro concerto a quatro mãos, realizado em 2017. “O nosso primeiro recital foi algo experimental, tocamos mais por diversão. Já neste segundo concerto, há um caráter mais sério e com repertório desafiador. Tocar Brahms e Dvorak é uma responsabilidade enorme”, explica Belfort.

Willame Belfort é natural de São Luís (Foto: distribuição)

Para Mayer, é um prazer tocar em terras maranhenses. “Este Estado e a cidade de São Luís são muito receptivos, a plateia participa e proporciona ao músico um grande prazer de estar apresentando sua arte”. O alemão, natural de Munique, diz que sentiu diferença na hora de cumprimentar a plateia na primeira apresentação. “Na Alemanha, quando você diz ‘boa noite’ ao público, ninguém te responde. Aqui, é diferente, todos respondem, é tão curioso. Essa troca de cultura, não apenas musical, mas de comportamento, é uma das razões de eu estar aqui.”

Belfort concorda e completa: “a cada recital, aprendemos mais um com o outro e o intercâmbio sociocultural nos proporciona uma enorme gama de possibilidades. E quem ganha é o público.”

A dupla se apresentará no Cineteatro Aldo Leite – Palacete Gentil Braga, que fica na Rua Grande, nº782, no Centro de São Luís. As entradas estão a R$ 30 reais. Para mais informações, ligue para (98) 98915-7368. Para quem não estiver na cidade, os músicos voltam a se apresentar em janeiro de 2019.

VER COMENTÁRIOS
COLUNAS E OPINIÃO
Concursos e Emprego
Polícia
Você, Gastrô!
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias