EDUCAÇÃO

Alunos fazem campanha para incentivar pré-matrícula no Ensino Médio

Prazo para se inscrever termina nesta sexta-feira; são mais de cem mil vagas disponíveis

Alunos do CE Maria José Aragão (Reprodução)

Estudantes de diversas escolas e centros de ensino em tempo integral da rede estadual estão usando a criatividade para divulgar a pré-matrícula do ano letivo de 2019. A inscrição prévia é realizada online e garante a matrícula do aluno em uma das 110 mil vagas para a 1ª série do Ensino Médio.

Com o prazo próximo de encerrar – a pré-matrícula pode ser feita até às 23h59 desta sexta-feira (14) – alunos gravaram diversos vídeos com música, interpretação e dança como forma de incentivar outros estudantes a realizarem suas inscrições online.

“Nós somos todos protagonistas. Vamos sonhar! Porque eu vim de uma escola que me deu uma escolha, isso mudou minha vida”, cantam em ritmo de hip-hop os alunos do Centro de Ensino em Tempo Integral (CETI) Almirante Tamandaré, em São Luis. “Em 2019 se decida, tenha um projeto de vida”, acrescenta o vídeo.

Os jovens protagonistas do Centro Educa Mais Almirante Tamandaré, em São Luís, também prepararam um vídeo para falar sobre a pré-matrícula. 😍 Acesse o site, até o dia 14 e venha fazer parte da nossa Rede Estadual de Ensino. Aqui, temos uma escola que acolhe os seus sonhos!

Posted by Felipe Camarão on Monday, December 10, 2018

Segundo a professora Francineia Pimenta e Silva, Gestora Pedagógica do CETI Almirante Tamandaré, o modelo pedagógico da escola de tempo integral tem como princípio o protagonismo juvenil. “Essa ação dos alunos se insere nessa perspectiva. O jovem conhece, participa e se envolve na construção do plano de ação da escola. Portanto, a divulgação da pré-matrícula nesse formato é uma forma inicial de incentivar e acolher interessados”, explica ela.

Letícia Pereira, aluna do 1º ano do Ensino Médio da Almirante Tamandaré, se diz muito feliz por ter participado do vídeo: “foi uma ação protagonista, cujo principal objetivo era incentivar os alunos a conhecerem e abraçarem esse modelo de ensino”. Para seu colega Adria Porto, a escola dá espaço para você decidir se quer participar: “eu creio que todas as pessoas são protagonistas. Isso me levou a chamar outros jovens a despertar esse desejo de estar envolvido nas ações escolares.”

Como se matricular

Todo estudante que estiver concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental em unidades escolares das redes federal, estadual, municipal ou privada e busque uma vaga no 1º ano do Ensino Médio em uma das 1306 escolas da rede estadual de ensino, na capital e nos demais 216 municípios maranhenses pode acessar o site www.educacao.ma.gov.br e preencher o formulário disponível.

Para os que não têm acesso à internet, a Secretaria de Educação disponibilizou 22 pontos de apoio para a realização da pré-matrícula. Confira aqui as cidades e endereços.

Confira abaixo mais um vídeo, este do Centro de Ensino Maria José Aragão:

Pré-Matrícula 2019

Pré-Matrícula 2019Você aluno do 9°ano, se liga nessa dica! A pré-matrícula do Ensino Médio na Rede Estadual de Ensino, acontece de 03 a 14/12. Para mais informações acesse o site da Seduc, https://bit.ly/2ASm1JN, e venha fazer parte da nossa Rede. Nós temos uma escola que acolhe seus sonhos! #EscolaDigna 📚

Posted by Felipe Camarão on Sunday, December 2, 2018

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias