INCENTIVO

Pianista radicado na França visita ocupação em Paço do Lumiar

A visita é uma forma de reconhecimento pelo trabalho que a comunidade desenvolve de transformação por meio da educação

Pianista Marcelo Braga

A arte que transforma realidade. É o que acontece na comunidade Eugênio Pereira, uma ocupação na região de Paço do Lumiar, que reúne atualmente cerca de 700 famílias e quase 400 crianças, matriculadas no maior símbolo de resistência: a Escola Eugênio Pereira.

Foi por meio dos projetos de Leitura e Literatura, incentivados pelas professoras e lideranças comunitárias, que as crianças encontram uma maneira de superar as adversidades, através da delicadeza dos poemas, dos versos e das histórias. A forma criativa de repassar o conhecimento tem envolvido famílias inteiras que, juntas, estão superando desafios.

Como reconhecimento pelo comprometimento da escola em ensinar pela arte e como forma de incentivar ainda mais o desenvolvimento dos pequenos é que na tarde desta terça-feira, 06, as crianças da comunidade vão receber a visita do pianista brasileiro, Marcelo Braga, radicado há mais de uma década na França. Para o visitante ilustre, os alunos vão declamar poemas, jograis e contar história.

Crianças se preparam para receber pianista.

Filho de maranhense, mas nascido em Brasília, Marcelo Braga é pianista reconhecido internacionalmente e também professor da École Nationale de Musique de Bourg-La Raine, em Paris. Ele conta que este ano quis fazer uma visita diferente à São Luís, organizando um show beneficente em prol da educação dos maranhenses.

“Conversando com amigos tive conhecimento do trabalho que a comunidade Eugênio Pereira desenvolve e a escolhi para receber a verba arrecada no primeiro show beneficente que realizo no país. Hoje vou conhecer o projeto de perto e espero que em uma próxima visita possa realizar o concerto para as crianças de Paço do Lumiar”, diz o pianista.

Marcelo Braga está desenvolvendo um projeto na França que visa capitar fundos por lá para que sejam investidos no fomento de projetos sociais no Brasil. “Espero que a comunidade Eugênio Pereira possa ser beneficiada também com esse fundo”, completa.

SHOW BENEFICENTE

O pianista Marcelo Braga apresenta o concerto “Circunstância” no próximo dia 10 de novembro, na Escola de Música Lilah Lisboa (rua da Estrela, 365, Praia Grande), a partir das 17h. A verba arrecada será direcionada para compra dos instrumentos musicais da Oficina de Música da Escola Eugênio Pereira.

SOBRE A COMUNIDADE EUGÊNIO PEREIRA

Desde 2005, a comunidade luta pela regularização fundiária, enfrentando várias ações de despejos. A principal resistência está no conhecimento repassado na Escola Eugênio Pereira, que envolve pais e filhos. Recentemente, a estrutura da escola passou por uma reforma por meio de projetos da Companhia Energética do Maranhão.

A comunidade acredita na organização coletiva como forma de lutar por seus direitos. “Quando nossa comunidade se organiza, ela se torna agente de mudança, de transformação da nossa própria realidade. E a comunidade Eugênio Pereira quis fazer a diferença por meio da educação. Nós escolhemos ser parceiros do conhecimento porque nós entendemos hoje que, sim, nós temos direitos como cidadãos”, enfatizou Maria do Carmo Vasconcelos, liderança comunitária.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS