Santinhos são descartados em vias públicas de São Luís
Em imagens feitas por O Imparcial, é possível observar grande quantidade do material no Centro da cidade. Vinhais, Bequimão, Calhau e Renascença também sofrem com o descarte irregular
Os eleitores de São Luís que saíram para escolher seus representantes neste domingo, 07, se depararam com as ruas da capital tomadas por material de campanha de candidatos. Santinhos, panfletos e adesivos espalhados pelas vias públicas fazem, pleito após pleito, parte do cenário eleitoral, apesar da proibição, de acordo com a legislação eleitoral, sob pena de multa de até R$ 8 mil e detenção de seis meses a um ano.
Em imagens feitas por O Imparcial, é possível observar grande quantidade do material nas proximidades do Colégio Santa Teresa e Escola Modelo, no Centro. Veja:
Vias públicas de São Luís amanheceram tomadas por santinhos. Equipes de limpeza estão nas ruas desde às 6h para remover o lixo #Eleicoes2018 pic.twitter.com/uTLDI5nmZ0
— O Imparcial (@imparcialonline) October 7, 2018
Equipes de limpeza da Prefeitura de São Luís estão desde às 6h da manhã de hoje nas áreas dos principais colégios eleitorais da cidade para garantir a remoção dos santinhos das ruas. Além da guarnição que usualmente faz a limpeza, grupos extra foram acionados para as eleições. Os bairros mais afetados pela sujeira são o Centro, Vinhais, Bequimão, Calhau e Renascença. A remoção do material deverá continuar nesta segunda-feira, 08.
De acordo com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, toda a ação de limpeza foi pensada levando em consideração os números das últimas eleições. No entanto, o órgão informou que a expectativa é de que o descarte irregular tenha diminuído por conta de mudanças na legislação eleitoral no que se refere ao material de campanha.