ACIDENTES

São Luís registra redução no número de mortes no trânsito

Os ocupantes de automóveis e os motociclistas apresentaram queda de 18% e 8%, respectivamente

Reprodução

As mortes por acidentes de trânsito no país estão em queda. Um levantamento inédito do Ministério da Saúde divulgado na última terça-feira, 18, aponta que, em seis anos, houve uma redução de 27,4% dos óbitos nas capitais do país. Em São Luís, a redução foi de 20,4%.

Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), em 2010 foram registrados 162 óbitos na capital maranhense, contra 129 em 2016.

Nacionalmente, entre os tipos de vítimas, as mortes em pedestres tiveram a maior redução (44,7%), quando comparado os mesmos anos. Os ocupantes de automóveis e os motociclistas apresentaram queda de 18% e 8%, respectivamente.

A redução dos óbitos pode estar relacionada às ações de fiscalização após a Lei Seca, que neste ano completou 10 anos de vigência. Além de mudar os hábitos dos brasileiros, a lei trouxe um maior rigor na punição e no bolso de quem a desobedece, com regras mais severas para quem misturar bebida com direção.

“Houve um aprimoramento da Legislação, aumento na fiscalização e alguns programas estratégicos, como o Vida no Trânsito. No entanto, o número de óbitos e internações ainda preocupa, especialmente os de motociclistas. Precisamos avançar na mobilidade segura para reduzir esses números”, enfatizou Maria de Fátima Marinho, diretora do Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias