DIA MUNDIAL

Mutirão voluntário de limpeza das praias neste sábado

Para deixar nossa cidade e praias mais bonitas, é necessário que todos façam sua parte. Qualquer pessoa pode participar da ação

Reprodução

Dia 15 de setembro é também chamado de Dia Mundial da Limpeza, ou então #worldcleanupday2018 organizado pelo movimento “Let’s Do It!” (Vamos Fazer Isso! em tradução livre). O movimento acontece em 150 países mobilizados na conscientização da limpeza de ruas, bairros, praias, praças e parques. A ação chama atenção para o descarte irregular dos resíduos sólidos nas cidades.

Em São Luís, os voluntários e estudantes da rede pública vão se encontrar nas praias que compõem a faixa Litorânea para realizar a limpeza a partir das 8h. A Prefeitura de São Luís vai ajudar na ação com o Comitê Gestor de Limpeza Urbana. As equipes de limpeza da Prefeitura estarão fazendo a limpeza no restante dos trechos de praia.

Além da limpeza, o Cidadão Limpeza Cidade Beleza vai conversar com quem estiver na praia com dicas sobre cuidados com o meio ambiente e descarte correto do lixo. Um lixômetro vai ser montado no parquinho e, ao final da ação, o lixo recolhido será separado por tipo e pesado.

Por dia são recolhidos cerca de 20 toneladas de resíduos como casca de coco e garrafas PET da faixa de areia. Todos os dias, 18 agentes de limpeza, em média, trabalham na limpeza da orla da capital, fazendo a varrição, catação e remoção dos resíduos descartados na faixa de areia ou na área urbanizada da orla.

Para deixar nossa cidade e praias mais bonitas, é necessário que todos façam sua parte. Quem quiser participar da ação é só vestir uma camisa branca e levar a própria garrafinha d’água e lanches sem embalagem para não gerar mais lixo. Se possível levar luvas e ir de sapato, além de bonés e óculos para se proteger do sol.

PROGRAMAÇÃO

7h30 – concentração
Ponto de encontro: Prolongamento da Avenida Litorânea
8h – largada no prolongamento da Avenida Litorânea
10h – chegada no Parquinho da Avenida Litorânea
Bate-papo com o Cidadão Limpeza Cidade Beleza
Lixômetro
Separação e pesagem dos resíduos
Palco com atração cultural
Distribuição de água, luvas e sacos

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS