CONSCIENTIZAÇÃO

O Dia Mundial da Limpeza na Avenida Litorânea

Todos os dias dia, cerca de 20 toneladas de resíduos dos mais diversos tipos são recolhidos da faixa de areia das praias da capital.

Reprodução

O terceiro sábado do mês de setembro é marcado com uma ação de voluntariado mundial realizada em 150 países. São Luís não poderia ficar de fora de uma atitude tão válida. Centenas de pessoas se reuniram hoje, 15, na Avenida Litorânea com o objetivo de recolher resíduos que são descartados irregularmente.

A população e os agentes de limpeza estavam trabalhando em equipe na atividade. A organização ficou por conta da Prefeitura de São Luís, que mobilizou estudantes de escolas da rede pública municipal, entidades da sociedade civil e órgãos públicos com o objetivo de formar uma rede de proteção das praias.

Veja Também

Ao longo do percurso, a ação ganhou uma proporção maior, onde os frequentadores da praia receberam dicas de como fazer o descarte correto do seu lixo e dicas de como reduzir a geração de resíduos, protegendo as praias da cidade. Ao final, tudo que for recolhido passa por uma pesagem, para que as pessoas tenham noção do quanto é descartado irregularmente nas praias de São Luís e os riscos que esse descarte traz.

Os agentes de limpeza trabalham na limpeza da orla da capital, fazendo a varrição, catação e remoção dos resíduos descartados na faixa de areia ou na área urbanizada da orla todos os dias. Estudos identificaram que cerca de 20 toneladas de resíduos como casca de coco e embalagens plásticas dos mais diversos tipos, caixas de papelão e até mesmo restos de madeira são recolhidas da faixa de areia das praias da capital. Além dos agentes, a população conta com ajuda de caçambas e retroescavadeiras para recolher o lixo.

No Dia da Limpeza, Edivaldo Holanda ajuda a limpar as praias de São Luís

Por que na Avenida Litorânea?

A Avenida Litorânea foi escolhida como ponto central da atividade por ser uma área com grande fluxo de pessoas nos finais de semana. Por ser um dos trechos mais urbanizados da orla de São Luís, com hotéis, bares, restaurantes e ser um espaço usado não apenas para atividades de lazer, mas também para a prática diária de atividades físicas, a geração de resíduos na área é elevada e os impactos do descarte irregular pode causar prejuízos ao meio ambiente e também à saúde de quem frequenta o espaço.

Um dos slogans utilizados pelo grupo é: #EuFaçoMinhaParte. E você, o que tem feito por uma São Luís mais limpa? Confira LIVE no facebook do O Imparcial durante a ação realizada na Av. Litorânea.

Dia mundial da Limpeza na Av. Litorânea

Posted by O Imparcial on Saturday, September 15, 2018

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS