FESTEJO

Começa o pré-Círio de Nazaré

Programação da maior festa religiosa do Cohatrac inicia neste sábado e terá duração de 45 dias

Prossição reúne milhares de fiéis.

Ao contrário do que se pensa o Círio de Nazaré Festa da Luz, realizado na igreja matriz do Cohatrac, não é tão somente um evento religioso, mas congrega várias outras áreas que são importantes para o bem-estar das pessoas.

Pensando nisso é que a Paróquia Nossa Senhora de Nazaré promove, a partir deste sábado (1º), uma programação pré-Círio de Nazaré, que se estenderá por todo o mês de setembro, com a realização do Círio Ecológico, Círio Esportivo, Círio Solidário e Círio das Crianças, as múltiplas faces do Círio de Nazaré, cujo tema deste ano é Edificação de Deus, obra de muitas mãos!, em alusão ao ano do leigo.

A festa acontece nas duas primeiras semanas do mês de outubro, no bairro do Cohatrac, mas, antes disso, há uma mobilização na realização de diversas outras atividades. “Em setembro, mês que antecede essa festa religiosa, a Paróquia desenvolve várias ações, que demonstram a preocupação da igreja com a qualidade de vida das pessoas, a qual passa também pelos aspectos do cuidado com o meio ambiente, da saúde, da solidariedade com os mais necessitados”, explicou o pároco Flávio Marques Colins.

A paroquiana Davinópolis Irene Sousa falou da expectativa para o início da programação. “A gente já espera o mês de setembro chegar para participar dos Círios que acontecem neste mês e que, de certa forma, nos ajudam a entender o sentido maior do Círio Festa da Luz, que é expressão de fé, devoção, doação. É realmente uma obra de Deus, que consegue reunir centenas de pessoas num grande período de evangelização”, afirmou.

Para a moradora do bairro Joselina Pereira Santos, a programação muda a cara do bairro. “Percebe-se a movimentação maior de fiéis no bairro, mais visitantes, e é importante para os moradores essa dinâmica, essa participação nas atividades extras do Círio”, diz.

Para a área do meio ambiente, o Círio Ecológico estimula a prática da coleta seletiva, ressaltando a importância da reciclagem para a melhoria da qualidade de vida, utilizando para isso os três “R” (Reutilizar, Reciclar e Reduzir) como meio de preservação do meio ambiente. “Essas ações servem como um incentivo ao consumo consciente dos recursos naturais e ambientais”, disse a jovem Myrlena Raquelle Teixeira, da coordenação do Círio Ecológico.

Palestras, oficinas, dentre outras atividades, serão realizadas no período, além da ação ecológica em prol da Área de Preservação Ambiental (APA) do Itapiracó e instalação de uma tenda de orientação ecológica durante o Círio. A integração pelo esporte e lazer é feita pelo Círio Esportivo, com propósito de integrar a comunidade ao Círio de Nazaré Festa da Luz, por meio do esporte. Ocorre nos fins de semana dos meses de setembro e outubro, com competições, envolvendo modalidades esportivas como vôlei, torneios de futebol society, futsal, Caminhada de Nazaré, Passeio Ciclístico e Corrida Rústica.

As crianças e adolescentes do Cohatrac também terão espaço para a manifestação religiosa e cultural. Serão três dias de orações, cânticos e louvores prestados em homenagem a Nossa Senhora especialmente por elas. Neste ano, o Círio das Crianças ocorre nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

VER COMENTÁRIOS
CONTINUAR LENDO
MOSTRAR MAIS