FIQUE ATENTO

São João: médico alerta sobre os cuidados com fogos de artifício

Mesmo sem dados alarmantes no estado, é de extrema importância cuidados, para que casos desse tipo seja ainda menos registrados. Já que, podem ser evitados

Reprodução

Quando o assunto e São João, os fogos de artifícios  fazem parte da linda celebração cultural. E sendo ano de Copa do Mundo as comemorações são em dobro, mas os cuidados também devem ser.

No Maranhão foram registrados cerca de 19 acidentes com fogos de artifícios nos últimos três anos. Mesmo sem dados alarmantes, é de extrema importância cuidados, para que casos com desse tipo seja ainda menos registrados. Já que, podem ser evitados.

O médico ortopedista Thairon Medeiros, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Regional Maranhão (SBOT-MA) explicou que o  manuseio inadequado de fogos de artifício pode provocar de pequenas lesões à perda de um membro do corpo.

” As principais lesões encontradas são queimaduras que podem ser leves ou de alto grau, lacerações nas mãos causadas por estilhaços, amputações de membros, principalmente dedos e mãos. Além de lesões auditivas de pendendo da intensidade da explosão”, detalha o ortopedista.

Cuidados

Thairon Medeiros adverte quanto ao manuseio dos fogos de artifícios e cita os cuidados necessários:

  • Respeitar a classificação de fogos: tipo A livre, tipo B acima de 16 anos,tipo C a partir de 18 anos; já o tipo D só pode ser manejado por profissionais especializados
  • Comprar fogos em lojas autorizadas e observar se consta o selo do Inmetro
  • Nunca carregar bombinha no bolso
  • Ficar distante cerca de 30 a 50 metros de locais de queima de fogos

 

Em caso de acidentes

Algumas ações devem ser tomadas em caso de lesões por fogos de artifícios. São elas:

  • Comunicar  os Bombeiros ou o Samu
  • Limpar o local afetado com água mineral ou corrente ou soro fisiológico
  • Envolver com pano molhado e limpo o local com a queimadura
  • Em caso de amputações, envolver o membro amputado em um saco plástico e colocá-lo em um isopor com gelo e procurar imediatamente o serviço de emergência.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias