JÁ SE VACINOU?

Campanha de vacinação encerra hoje

Com a mobilização de 217 municípios, o Maranhão anunciou que superou a meta de 90% da população imunizada

vacina gripe

Vacina contra a Influenza (Foto: Marcello Casa Jr/AgenciaBrasil)

Após ser adiada mais de 2 vezes, a campanha de vacinação finalmente se encerrará nesta sexta, 22. Com a mobilização de 217 municípios, o Maranhão anunciou que superou a meta de 90% da população imunizada.

A campanha de vacinação teve início na no dia 23 de abril. Durante o período, o Maranhão aplicou mais de 1,3 milhão de doses contra a gripe. Alguns municípios conseguiram imunizar acima do público previsto.  As cidades de Afonso Cunha, São Domingos, Brejo de Areia, São Roberto atingiram uma cobertura superior a 100% cada.

A campanha

A campanha de vacinação tem o objetivo de reduzir as complicações de morte em decorrência da gripe. Só neste ano mais de 284 mortes foram confirmadas, quase o dobro do ano passado. A maior parte de idosos, que são mais sucetíveis

Com uma composição trivalente, a vacina protege contra 3 tipos de vírus, comuns no país: influenza H1N1, H3N2 e B.  Para a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Helena Almeida o composto evita epidemias e surtos, como o de Sarampo no início do ano. “A vacinação de mais de 80% do público-alvo no Maranhão, priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, evita epidemias e protege a população contra Influenza e de suas complicações”, ponderou.

A extensão

Exclusiva para grupos prioritários, dependendo da disponibilidade de doses, ser estendida para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. E, ainda, continuar vacinando os grupos prioritários.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias