ÁGUA NA TORNEIRA

Sistema Italuís é religado e abastecimento conta com auxílio de carros-pipa

O abastecimento ainda está funcionando pela adutora antiga. A nova adutora entrará em operação até a próxima terça-feira, 22, quando entrará em operação a terceira bomba

Foto: Petronílio Ferreira

A Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) informou que o o Sistema Italuís foi religado à 00h deste sábado, 19. O abastecimento ainda está funcionando pela adutora antiga, até que o sistema se estabilize para que seja possível a ligação da nova adutora. Para evitar rompimentos, o sistema opera com apenas 70% de sua capacidade de bombeamento, com apenas duas bombas.

A nova adutora aumentará em 30% a capacidade de vazão de água para os bairros atendidos pelo Italuís, reduzindo danos do velho sistema. Segundo a Caema, mais de 35 rompimentos na adutora antiga já afetaram a distribuição de água à população de São Luís.

Na adutora localizada no Campo de Periz foi instalada uma peça em formato Y, responsável pela bifurcação que permite a utilização simultânea da adutora antiga e da nova, garantindo uma flexibilidade operacional.

A nova adutora entrará em operação até a próxima terça-feira, 22, quando entrará em operação a terceira bomba, após ajustes finais na nova subestação de energia elétrica na captação de água bruta, às margens do rio Itapecuru. O trecho antigo será utilizado  no bombeamento de água sempre que houver necessidade de manutenção no trecho novo.

Os ciclos de abastecimento estão mantidos como anteriormente. Os bairros mais baixos já estão tendo água nas torneiras.  As partes mais altas da ilha receberão atendimento com carros-pipa de uma empresa prestadora de serviços à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão, que continuam auxiliando no abastecimento de água em áreas atendidas pelo Sistema Italuís.

A população pode solicitar o atendimento do carro-pipa pelo número: 0800 7010 195. A Caema  informou ainda que vai manter a circulação de caminhões-pipa até a próxima segunda-feira, 21, para fazer o abastecimento prioritário.

Foto: Petronílio Ferreira
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias