RAIOS E TROVÕES!

Maio terá chuvas intensas acompanhadas de trovoadas, afirma INM

Para os próximos dias a previsão é de dias nublados encobertos com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no norte do estado. Nas demais áreas, os dias serão nublados com pancadas de chuvas isoladas

Foto: Reprodução

O mês de maio iniciou com chuva em São Luís e boa parte do Maranhão. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, o mês de maio ainda será de chuvas para o estado do Maranhão. Para os próximos dias a previsão é de dias nublados encobertos com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas no norte do estado. Nas demais áreas, os dias serão nublados com pancadas de chuvas isoladas.

A forte chuva que caiu logo no primeiro dia do mês, feriado do Dia do Trabalhador, bem como a chuva de ontem, 2, voltou a causar prejuízos e transtornos para moradores em várias áreas da capital, agora já conhecidas quando começa a chover. “A cidade fica muito alagada. É preciso esperar para escoar um pouco porque ficam muitos pontos de alagamento. Aí, tanto para quem está de carro, para quem está andando a pé, é complicado”, comenta a auxiliar de enfermagem Cecília Farias.

Os longos congestionamentos também são comuns em dias de fortes chuvas, e, além do risco de acidentes, muitos motoristas temem prejuízos por conta de alagamentos ou buracos que são escondidos pela água.

O contador Paulo Carlos Teixeira contou que ficou ilhado no bairro Renascença no início do mês. “Só não foi pior porque o meu carro é alto. Então, eu consegui enfrentar e sai da área alagada, mas quem tem carro pequeno não consegue sair”, concluiu.

Segundo o portal de notícias Climatempo, a chuva caiu forte volumosa na virada de abril para maio em várias capitais do Nordeste e ainda há área de instabilidade crescente na região do litoral do Nordeste, com previsão de mais pancadas de chuva. Na região do litoral do Maranhão, as nuvens continuam com potencial para raios e pode chover com moderada a forte intensidade. As pancadas de chuva continuam até o fim da semana por todo o litoral do Nordeste e podem se intensificar novamente na sexta-feira, 4, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão.

A forte chuva que caiu ontem na capital foi registrado, segundo o Cemaden – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais -, 22,0 mm em 3 horas, entre 6 e 9 horas da manhã. Já em Alcântara (distante 90km pela MA-106), foram acumulados 111,8 mm em 12 horas, até as 9 horas de ontem.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua sobre o Atlântico com atividade moderada e gerando áreas de instabilidade no Brasil sobre o norte, centro e leste do Amazonas, norte e oeste do Pará, norte do Maranhão, Piauí, Ceará, leste do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A ZCIT atua entre os meses de fevereiro e maio e é responsável pelas nuvens carregadas. No mês de abril, segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão, choveu um total de 476,1mm, e apenas 5 dias sem chuva.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias