Fortes chuvas

Condutor perde o controle e sai da pista na BR 135

O motorista e mais dois passageiros não ficaram feridos. Saiba alguns cuidados ao dirigir em estradas molhadas

Um automóvel com três passageiros derrapou na e acabou saindo da pista na tarde desta segunda-feira, 14, na BR 135, ainda em São Luís. Felizmente, não houve feridos.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista de um veículo GM/Ônix de placas OJA-4400, e outros dois ocupantes seguiam viagem de São Luís com destino à Chapadinha. Chovia muito quando passavam próximo à Eletronorte, e o automóvel sofreu uma aquaplanagem, o que levou o motorista a perder o controle da direção.

O carro, ao sair da pista, acabou adentrando um matagal, na lateral direita. Por volta das 17h, equipes da PRF auxiliaram no resgate das vítimas, que sairam ilesas. Um caminhão guincho foi solicitado para realizar a remoção do veículo.

Eles foram encaminhados à Unidade Operacional da PRF em Pedrinhas, onde foi feito o registro da ocorrência.

Aquaplanagem

Pistas molhadas aumentam o risco de acidentes em até 40%, de acordo com a PRF. Por essa razão, os condutores devem redobrar os cuidados ao dirigir sob essas condições. O principal motivo é a aquaplanagem, que é quando a água se acumula na pista e faz os pneus perderem a aderência com o solo. É como se o veículo flutuasse na pista, o que pode levar ao motorista perder o controle da direção.

Para evitar esse e outros acidentes, os condutores devem adotar algumas medidas de segurança como:

Revise o estado de seus pneus

Verifique a qualidade e a durabilidade antes do início da viagem. Se eles estiverem “carecas” a aderência do pneu no asfalto será menor, e consequentemente, maior o risco de aquaplanagem;

Mantenha seus pneus sempre calibrados

É importante sempre seguir a pressão indicada pelo fabricante do veículo, para evitar sobrecargas às rodas;

 

Reduza a velocidade do veículo

Mantenha-se no máximo a 80 km/h, em dias de forte chuva, sempre acionando cuidadosamente os freios antes de passar por uma poça d’água. Não pise bruscamente no pedal do freio e segure firme o volante para manter as rodas retas;

Use o farol sempre aceso 

Manter o aceso o farol baixo, mesmo em plena luz do dia, é importante para manter veículo sempre visível para os oturos condutores. Com os faróis ligados, luzes vermelhas também se acenderão na parte traseira do veículo, e elas, em caso de chuva, são de extrema importância para evitar colisões.

 

Em caso de uma aquaplanagem

Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente a direção de um lado para o outro, para sentir que o veículo recuperou totalmente a aderência. Caso o carro possua freios ABS (que não deixa travar as rodas), aplique a força no pedal do freio, mantendo-o pressionado até o controle total do veículo.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias