TRÂNSITO

Veja os cuidados ao dirigir no período de chuvas

A atenção ao volante durante a época de chuvas deve ser redobrada. Confira as dicas para evitar acidentes

Com a chegada do período de chuvas em São Luís, as dores de cabeça para quem dirige são muitas. Revisar o carro e adequar a rotina e horários aos engarrafamentos são apenas exemplos das preocupações dos motoristas.

Além destas medidas, é necessário voltar a atenção a outra importante questão: a segurança nas pistas. Confira agora algumas dicas para dirigir nos dias de chuva e garantir a vida e bem estar de todos.

Chuvas causam transtorno no trânsito na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São LuísChuvas causam transtorno no trânsito na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís

Mantenha os faróis acesos

Mesmo durante o dia, os faróis acesos ajudam a garantir que seu veículo seja visto por outros motoristas e também por pedestres.

Não tire as mãos do volante

Tratando-se de acidentes, um segundo pode salvar vidas. Para ter sempre o controle sobre o carro, é de extrema importância manter as mãos no volante. A atenção à pista deve ser redobrada em período de chuvas: não
mexa no celular ou no som enquanto estiver dirigindo.

Siga sempre os carros que estão na pista

Ultrapassagens já são perigosas em períodos sem chuva. Quando o “toró” cai, o perigo triplica, pois a observação de possíveis obstáculos na pista se torna difícil. Não faça manobras arriscadas ou freie bruscamente, e
respeite a velocidade máxima permitida nas vias (caso haja aquaplanagem, diminua ainda mais). Outra dica é manter uma distância segura do veículo a frente, para desviar caso haja algum acidente.

Cuide do veículo

Pneus carecas e borrachas do para-brisa danificadas podem contribuir para acidentes. Mantenha sempre a revisão do carro em dia, e cuide da manutenção dos pneus, em especial.

Para os motociclistas

Quem dirige moto também deve redobrar a atenção no período chuvoso. Não dirija sobre a tinta de sinalização, superfícies de metal, bueiros e tampas de esgoto, e mantenha distância do veículo à frente, caso precise desviar de um acidente. Mantenha-se visível para os motoristas (com roupas e capas claras), e sempre procure abrigo quando houver o perigo de raios.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias