Natureza

Foto de tubarões pescados na orla maranhense repercutem na web

Ainda não se sabe se os tubarões foram pescados intencionalmente ou não. O Imparcial tentou contato com o perfil que publicou a imagem, mas não obteve retorno

A imagem de três tubarões da espécie Tigre, que teriam sido pescados no litoral maranhense, tem repercutido bastante nas redes sociais desde essa segunda-feira (15), quando foi publicada em um perfil dedicado a surfistas ludovicenses no Instagram. A pesca direcionada para tubarão é proibida no Brasil.

“Ontem em Alcântara!?? #surfista_slz ?? Não mexe com quem tá quieto!?#borabora”, diz a legenda da publicação, que recebeu muitos comentários de gente impressionada com a pesca. “Quando o tubarão morde alguém ou mata, acham ruim. Agora matar os animais sem necessidade, ninguém liga. Eles estão no seu ambiente natural, fazem bem para a natureza”, criticou.

Ainda não se sabe se os tubarões foram pescados intencionalmente ou não. O Imparcial entrou contato com o perfil que publicou a imagem, que explicou que a foto foi tirada por outra pessoa.

Segundo a doutoranda em biologia marinha Ana Paula Martins, essa espécie de tubarão está classificada, atualmente, como próxima de entrar em extinção. “De acordo com a IUCN – órgão internacional dedicado a conservação da natureza, o tubarão tigre é uma espécie considerada ‘quase ameaçada’ de extinção. As espécies que se encontram nessa categoria ainda não se encontram sob iminente ameaça de extinção, mas encontram-se em estado de alerta. Caso continuem sendo capturadas sem restrições ou regulamentações, poderão ingressar na categoria de espécies ameaçadas em um futuro muito próximo”, explica.

No Maranhão, até agora, foram listadas a presença de 19 espécies de tubarão. As mais comuns, segundo a pesquisadora, são tubarão-lixa, tubarão martelo e o tubarão do rabo-seco.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias