Referenciados pelo Ninar

Pacientes referenciados pelo Ninar serão atendidos na nova Casa de Apoio

Ao todo, a Casa de Apoio do Projeto Ninar vai dispor de consultórios para atendimento multiprofissional

Reprodução

De Barra do Corda, Janaína de Sousa, mãe de Ayla Teixeira Lopes, de um ano e dois meses, vem mensalmente a São Luís para cumprir a agenda de tratamento da filha no complexo hospitalar do Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), no Hospital Dr. Juvêncio Mattos, em São Luís.

O tratamento associado ao acompanhamento multiprofissional no Ninar vem colaborando com o desenvolvimento de Ayla Teixeira Lopes. Mas, para Janaína de Sousa, mãe em tempo integral, que se mantém com recursos de programas sociais, não é fácil pagar os custos com pensão, local que fica hospedada e, com gastos em média de R$ 40 por dia, sem contar os gastos complementares.

Com o novo propósito empregado pelo governador Flávio Dino à antiga “Casa de Veraneio do Governo”, agora, a Casa de Apoio do Projeto Ninar, a partir de abril, pacientes com problemas de neurodesenvolvimento, a exemplo dos casos de microcefalia, poderão contar com os alojamentos, estrutura e acompanhamento multiprofissional, desde que sejam referenciados pelo Ninar. “Vai ser muito bom. Mais tranquilo para nós”, comemorou Janaína de Sousa, mãe de Ayla e Lana, de 3 anos.

Já o dia a dia de Maria Valentina da Silva Lopes, de um ano e dois meses, diagnosticada com microcefalia, inclui consultas, reabilitação, medicação. A pequena, que mora na cidade de Codó, é cercada de mimos e cuidados pela mãe, Adriana da Silva, e dos três irmãos.

Desde os dois meses de vida, Maria Valentina é assistida pelos profissionais do Ninar. “Antigamente ela não conseguia ficar sentada. Minha filha já melhorou 100%. Com a nossa ajuda, ela já fica sentadinha e interage”. Os resultados apontados, segundo ela, foram colhidos pela disciplina do tratamento e da atenção cuidadosa dos profissionais.

Casa de Apoio

De consultas a reabilitação, de alojamento a estrutura de copa, a Casa de Apoio do Projeto Ninar funcionará em um terreno com 6.680,45 m². A casa, local dos alojamentos, conta com uma área de 564m², já os anexos da residência, 495,20m², área onde funcionará os consultórios, refeitório e áreas de apoio.

Ao todo, a Casa de Apoio do Projeto Ninar vai dispor de consultórios para atendimento multiprofissional, com médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, educadores físicos, além de enfermeiros, psicólogos e psicopedagogos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias