Saúde

São Luís desenvolve ações para saúde animal

As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) estão nas ruas vacinando os animais em casa

Reprodução

A campanha de vacinação antirrábica prossegue até dia 17 de dezembro. Em São Luís, o trabalho está sendo feito de casa em casa já garantiu a imunização de mais de 68 mil cães e gatos. O objetivo da ação é manter a capital fora da lista de risco da doença. Desde 2013 não há qualquer registro de raiva em São Luís.
A secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe, informa que está em desenvolvimento um rigoroso trabalho de prevenção e combate a esta e outras doenças animais.
“É um plano de trabalho que inclui a cobertura vacinal das campanhas nas ruas e o atendimento oferecido na unidade de vigilância. O resultado é o total controle epidemiológico”, disse a titular da Semus.
As equipes da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) estão nas ruas vacinando os animais em casa. “A população sem sido parceira nesse trabalho e recebido os vacinadores, facilitando a imunização”, destaca a titular da Semus.
A ação alcança animais a partir dos três meses de idade e que estejam no penúltimo mês de gestação – este último, critério para evitar abortos. As equipes promovem ainda trabalho educativo orientando a população sobre condutas pelo bem estar do animal.
Esta semana as equipes estiveram no Distrito Cohab, que abrange 19 bairros, incluindo Parque Sabiás, Santo Antônio, Cohab Anil I e II, Forquilha, Aurora, Pirapora e outros. A próxima etapa da imunização vai atingir bairros do Distrito Tirirical, dias 9,10,16 e 17 – Conjunto Jaguarema, João de Deus, Jardim São Cristóvão, Ipem São Cristóvão, São Cristóvão, Conjunto Cohapan, Residencial Edson Lobão, Vila Brasil, São Bernardo e Residencial João Alberto.
O trabalho é feito sempre às sextas-feiras e aos sábados, das 7h às 17h. São destacadas para a imunização equipes de 230 agentes de saúde devidamente fardados. A secretária Helena Duailibe alerta que não haverá retorno das equipes às casas, estando estas fechadas.
“Neste caso, o responsável deve se dirigir à sede da UVZ e garantir a imunização do seu animal”, informa. Da mesma forma, os que perderem a data da campanha, também podem procurar a unidade e vacinar seus cães e gatos.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias