AÇÕES

Prefeitura realiza limpeza preventiva em canais e galerias da capital

Além disso, serão realizadas ações em cerca de 60 canais, galerias e bueiros por toda cidade.

Ações de limpeza para retirada de lixo, vegetação, material arenoso e demais elementos que podem obstruir esses espaços, estão sendo realizadas periodicamente pela Prefeitura de São de Luís, mas foi intensificado com a proximidade do período chuvoso. Serão alcançados cerca de 60 canais, galerias e também bueiros por toda cidade durante o trabalho.
Na última sexta-feira (2), equipes da Semosp estiveram no canal do Renascença II, atrás do shopping Tropical. De lá foram retiradas grandes quantidades de vegetação que obstruíam o canal como forma de evitar alagamentos nas imediações com a proximidade do período chuvoso.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antônio Araújo, diz que o objetivo é retirar todo tipo de dejetos e resíduos que se acumulam nesses locais devido ao descarte irregular. “A ação é realizada durante todo ano e intensificamos nesse período para facilitar o escoamento das águas pluviais e prevenir a cidade contra enchentes e alagamentos”, pontuou o titular da Semosp.
Além disso, estão incluídos ainda os canais naturais e bocas de lobo situados em vários bairros da capital, sendo alguns em áreas consideradas críticas. Um destes locais é o Cohatrac, cujo canal é alvo de descarte de lixo constantemente. De lixo domiciliar até inservíveis como móveis velhos e entulho da construção civil são jogados no local. Em limpezas anteriores já foram retiradas o equivalente a 10 caçambas grandes de resíduos.
AÇÕES DE LIMPEZA
Para a limpeza foi organizado um mapeamento dos locais com possibilidade de sofrer alagamentos e iniciado o trabalho preventivo, preparando a cidade para enfrentar o período chuvoso. “Nesta ação estamos intensificando os serviços dando prioridade às áreas de risco”, disse o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos.
O processo de limpeza é realizado de forma mecanizada nos canais de concreto, canais naturais e grandes galerias com uso de escavadeiras, entre outros equipamentos de grande porte. No caso das bocas de lobo e bueiros, a desobstrução está sendo feita de forma manual e mecanizada, com um equipamento de hidrojato.
A ação já foi feita nos bairros Macaúba, Vila Apaco, Cidade Operária, São Cristóvão, Santa Rosa-Turu. Outras áreas que devem receber a limpeza e desobstrução são os canais da Avenida Jerônimo de Albuquerque (Cohab), Avenida Beira-Mar (Centro), Rua Cônego Frederico Chaves (Alemanha) e Rua do Arroz (Coroado), pontos do bairro Coroadinho, entre outros. Nesta quinta-feira (1º), o trabalho foi realizado no canal do Cohatrac.
 
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias