Dengue

Órgãos públicos são inspecionados para combater a dengue

Nesta sexta-feira (2), será a abertura oficial da Campanha Maranhão contra o Aedes, no Centro de Ensino Japiaçu, no Anjo da Guarda

(Foto: Reprodução)

A força-tarefa de combate ao Aedes aegypti, comandada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou na tarde desta quarta-feira (30), mais uma etapa de inspeções em prédios públicos, desta vez na Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv), com o objetivo de combater e prevenir focos do mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e da Chikungunya.
A operação foi iniciada no dia 21 de novembro no prédio da SES e, em seguida, se estendeu para outras secretarias de Estado da capital, onde não foram encontradas irregularidades. Nesta sexta-feira (2), será a abertura oficial da Campanha ‘Maranhão contra o Aedes’, no Centro de Ensino Japiaçu, no bairro do Anjo da Guarda.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue, Zika e Chikungunya, Joseneide Matos, ressalta que as inspeções deixam representantes das instituições responsáveis por realizar vistorias nos prédios periodicamente. “A eleição dos brigadistas é estratégica para continuamente ter alguém em cada instituição para realizar um trabalho de prevenção contra a proliferação do mosquito”, considerou.
Funcionários e brigadistas da Seejuv participaram de uma palestra com informações importantes para que esse combate ao Aedes aegypti seja eficaz. A ação contou com a presença da secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira, e do secretário de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves.
“Esse é um momento oportuno para trazer à tona essa questão de saúde pública, de forma que todos se envolvam e sejam também multiplicadores das informações em suas casas. Entendemos a importância de cuidar de nosso local de trabalho e precisamos colocar todas essas medidas de precaução em prática para reduzir o índice dessas doenças”, pontuou a secretária de Estado da Juventude, Tatiana Pereira.
Na Seejuv, os técnicos de campo da Superintendência de Epidemiologia da Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, percorreram, juntamente com as duas brigadistas, locais que podem servir de casa para o mosquito como vasos de planta, ralos de banheiros e bebedouros.
A assessora administrativo, Deucy Rodrigues, que será uma das responsáveis por continuar com a rotina de cuidados, se diz motivada em contribuir com a campanha. “Só de poder ajudar a prevenir focos de reprodução impedindo que o mosquito nasça e transmita doenças é muito gratificante. Fiquei impressionada com algumas informações da palestra como os casos de óbito, sendo que se todos fizerem sua parte reduz a possibilidade dessas coisas acontecerem”, disse a brigadista da Seejuv.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias