SANEAMENTO

Governo finaliza implantação de emissário de esgoto na Cohama

A obra neutraliza a antiga linha de concreto de 600 mm, com a ativação do novo emissário composto em trechos por tubos de PVC duro corrugado de 1000mm e de fibra de vidro de 800mm.

REPRODUÇÃO

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), finalizou uma grande obra para implantação de novo emissária de efluentes na Av. Daniel de La Touche, no Bairro da Cohama, em São Luís. A obra vai pôr em desuso uma antiga rede de esgoto que causava transtornos devido ao desgaste e ação de fatores externos, como o fluxo pesado de veículos no local.

A obra realizada pela Gerência de Projetos e Obras Especiais da Caema, substituirá equipamentos utilizados há 32 anos, que estavam deteriorados e, portanto, inadequados a realizar o recalque do esgoto até a Estação de Tratamento do Vinhais, que passa a receber o volume de esgoto por meio de bombeamento.

Com a neutralização da antiga linha de concreto de 600 mm e ativação do novo emissário composto em trechos por tubos de PVC duro corrugado (PAD) de 1000mm e de fibra de vidro (PRV) de 800mm, implantados em 2,3 quilômetros ao logo da avenida, há imenso ganho operacional para tratar o esgoto em São Luís devido a vários fatores. As elevatórias próximas das praias – inclusive Pimenta I – passam a funcionar com muito mais confiabilidade operacional, pelo fato de que extravasamentos e rompimentos não ocorrerão como eram frequentemente vistos na antiga tubulação.

 

Balneabilidade

De acordo com o presidente da Caema, Davi Telles, a obra representa um benefício imediato para bairros localizados próximos à Cohama, com o fim de rompimentos que causavam problemas como esgoto na via e mau cheiro, além de também representar um enorme ganho para toda a Ilha de São Luís quanto à questão da balneabilidade das praias de capital e de São José de Ribamar. A implantação e ativação do novo emissário gera um aumento do volume destinado até a Estação, e por tanto um eleva o índice de esgoto tratado na ETE Vinhais.

“Todo esse volume, que chegará com maior confiabilidade e mais rapidez a Estação de tratamento de Esgoto do Vinhais, vai permitir que agora na virada do ano, a ETE passe a tratar 400 litros por segundo de esgoto, dando-nos condições técnicas de trabalhar a segunda fase, visando brevemente atingir a meta de 1.200 litros tratados por segundo, que é capacidade total do maior aparelho dentro os quatro grandes sistemas que operam em São Luís”, disse Davi Telles.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias