Estudantes da rede municipal conquistam prêmio de fotografia
Foram agraciados com a premiação estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B) Alberto Pinheiro, Bandeira Tribuzzi, Justo Jansen e Luis Serra.
Estudantes da rede pública municipal, vencedores do 1º Prêmio Dreyfus Nabor Azoubel de Fotografia, receberam nesta quarta-feira (21) suas premiações em evento realizado na Galeria Trapiche, na Praia Grande. Cada vencedor ganhou como prêmio um tablet. O prêmio é uma iniciativa da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), coordenada pelo Núcleo de Educação e Cultura da Semed. Os trabalhos selecionados ficarão em exposição na Galeria Trapiche até o final de dezembro.
A iniciativa tem como objetivo fomentar a linguagem fotográfica como recurso pedagógico no desenvolvimento da percepção visual, imaginação e criatividade do estudante e na identificação, resgate, valorização e preservação da memória e cultura de um povo. Participaram da premiação estudantes das Unidades de Educação Básica (U.E.B) Alberto Pinheiro, Bandeira Tribuzzi, Justo Jansen e Luis Serra.
Os estudantes vencedores foram Lédson Silva Moreira (U.E.B. Alberto Pinheiro), Fernanda Muros da Silva (U.E.B. Bandeira Tribuzzi), Marcos Rogério Marques Leite (U.E.B.Justo Jansen) e Mikaele Araújo Barroso (U.E.B. Luís Serra), todos de unidades escolares situadas na área do Centro Histórico de São Luís.
Os estudantes participaram de oficinas com aulas práticas de fotografia durante a 10º Feira do Livro de São Luís (FeliS), na Praia Grande. Para o secretário municipal de Educação, Moacir Feitosa, o prêmio é muito importante para o desenvolvimento das crianças.
“Fotografar requer uma percepção apurada. A partir do momento que essas oficinas trabalham nas crianças essa percepção visual, trabalham também a valorização daquilo que ele fotografa. Neste caso específico, além de agregar valor à formação dos estudantes, o projeto contribui para estimular a preservação do Centro Histórico e a memória da nossa cidade”, analisou o secretário.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação e Cultura da Semed, Joseana Lisboa, o projeto terá continuidade em 2017: “A partir de março começa a circular uma exposição itinerante nas escolas que participaram deste primeiro prêmio. Em seguida, vamos começar a trabalhar com as crianças de outras áreas da cidade, já preparando para a segunda edição”, informou. Joseana Lisboa agradeceu também a parceria para realização deste momento: “É muito importante que as instituições abraçassem ideias como esta. Somos muito gratos ao Foto Sombra, Studio Edgar Rocha e Museu da Memória Áudio Visual do Maranhão”, concluiu, citando os parceiros do projeto.
Sobre Dreyfus Azoubel
Dreyfus Azoubel foi o primeiro repórter-fotográfico do Maranhão. Trabalhou nos jornais “Pacotilha o Globo” e “O Imparcial”. Na década de 30, com apenas doze anos de idade, ele entrou para o mundo do jornalismo quando foi convidado pelo Sr. J. Pires, fundador e proprietário do jornal “O Imparcial”, na época, para substituir o gravador e fotógrafo Olavo Cunha para fotografar uma reunião no Hotel Central. Exerceu esta profissão por mais de setenta anos.
Dreyfus Azoubel também foi sócio fundador da Associação dos Cronistas Esportivos do Maranhão, hoje, Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Maranhão; Sócio fundador e primeiro presidente do Conselho Fiscal da Associação Profissional dos Fotógrafos do Estado do Maranhão, hoje, transformada em Sindicato; e membro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Luís.