EDUCAÇÃO

Encontro de fisiologia do exercício acontece na UFMA

Durante o evento foram homenageadas autoridades do esporte maranhense, com destaque para o superintende de produção de O Imparcial e presidente do Moto Clube, Célio Sérgio.

Reprodução

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebeu, na manhã de hoje, o “I Encontro de Fisiologia do Exercício”, realização do Departamento de Educação Física da universidade por iniciativa do professor doutor em fisiologia do exercício, Mário Sevilio Jr.
O evento teve como objetivo apresentar à comunidade acadêmica e aos profissionais da área as pesquisas desenvolvidas na UFMA nos programas de iniciação científica e iniciação à docência.
O encontro teve a participação de várias autoridades esportivas, além de representantes da academia e dos principais clubes de futebol do estado. Dentre os homenageados estavam o secretário de estado de esportes e lazer, Márcio Jardim; a presidente do conselho estadual de educação física Denise Martins; o vice-reitor da Ufma, Fernando Carvalho; o empresário e representante do Grupo Mateus, Ilson Mateus Jr e os representantes do Sampaio Corrêa, Batista Oliveira e do Moto Club, o presidente Célio Sergio.
Tendo um total de 420 participantes, o evento superou as expectativas ao trazer para a roda de diálogos o debate sobre a ciência aliada ao esporte através de palestras e inovando ao trazer a prática aliada a teoria na prevenção de lesões e fortalecimento do rendimento físico de atletas através de pesquisa e estudo.
O organizador do evento, Mário Sevilio Jr. destacou a importância de um evento voltado para acadêmicos de educação física que logo entrarão no mercado de trabalho e precisam de experiência e pratica aliada a teoria aprendia em sala de aula. “O evento é o congraçamento dos projetos que foram difundidos durante todo o ano, temos pelo menos cinco palestras altamente relevantes direcionadas a esses alunos, e hoje podemos perceber que falamos de coisas que há alguns anos nem se pensava, como a tecnologia aliada a prevenção, técnicas usadas por seleções de grandes clubes. Percebemos que os alunos precisavam de um encontro que fosse voltado para além da teoria, pois muitos saem do curso e entram no mercado com pouca experiência pratica, e isso é importante ser trabalhado”, conta Mário.
Ele reforça também a importância do trabalho acadêmico como reforço de projetos que aprimoram os conhecimentos dos estudantes através da prática. “Através do projeto vários estudos foram feitos, desde a genética até o condicionamento físico dos atletas, e foram muito importantes as parcerias que tivemos com os clubes que liberaram os atletas para participar das pesquisas, assim como o apoio financeiro do Mateus. Só como título de informação, a quantidade de trabalhos publicados oriundos desse projeto foi impressionante, tivemos um total de 29 projetos publicados”, relata Mário.
O secretário de esportes e lazer, Marcio Jardim, retificou como a ciência aliada a ações preventivas para o esporte, forma cada vez atletas de ponta. “Isso é uma coisa nova aqui no estado, ainda temos muito a avançar e acredito que a universidade tem um papel fundamental nesse quesito. O crescimento cada vez maior do acesso das pessoas à atividade física e esportiva faz com que a pratica esportiva seja para todos e durante toda a vida, do mais jovem ao mais velho. Acredito que projetos desse tipo, que promovem o crescimento do rendimento físico dos atletas só devam ter cada vez mais visibilidade e serão no futuro levados a outras áreas do esporte”.
O presidente do Moto Clube, Célio Sergio destacou em sua fala os ganhos para o clube através do projeto, fomentando a melhora física dos atletas. “O Moto vem crescendo gradativamente nos últimos anos, e acredito que o apoio da universidade, fazendo seu papel de sair do campus e levar o conhecimento onde é necessário é um dos pontos primordiais para a relevância e continuidade de projetos como este”.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias