Meio Ambiente

Ecopontos recebem 750 toneladas de resíduos por mês

Os materiais recebidos nos Ecopontos são destinados à Associação de Catadores de Material Reciclável e Cooperativa de Reciclagem de São Luís, formada por 30 famílias

Os cinco Ecopontos instalados pela Prefeitura de São Luís – bairro de Fátima, Bequimão, Habitacional Turu, Jardim América e Angelim – estão recebendo, em média, 750 toneladas mensais de materiais recicláveis e resíduos não coletados pelo serviço convencional de coleta de lixo.
A quantidade de material que é depositada nestes espaços mostra que a população tem entendido e utilizado cada vez mais os locais implantados pela Prefeitura com a finalidade de reduzir, até a extinção, os pontos irregulares de resíduos existentes no município.
Com os Ecopontos, a Prefeitura está transformando áreas degradas em espaços controlados, sem a presença de animais transmissores de doenças.
“Desta forma contribuímos com a estética do bairro e com a saúde dos moradores próximos aos locais. Além disso, possibilitamos que haja aumento na qualidade de matérias recicláveis que retornam ao ciclo produtivo” destacou a coordenadora do Comitê de Limpeza Pública de São Luís, Carolina Estrela.
Os materiais recebidos nos Ecopontos são destinados à Associação de Catadores de Material Reciclável e Cooperativa de Reciclagem de São Luís, formada por 30 famílias.
“São Luís estava precisando de espaços de coleta como esses. Agora a gente tem um local certo para deixar aqueles entulhos que não sabia o que fazer.O melhor é que eles estão sendo construídos em espaços que antes eram ocupados por lixões. Uma ótima iniciativa da Prefeitura”, disse o pedreiro Milton Melo Araújo, que estava depositando entulho resultante de uma obra no Ecoponto do Turu.
ESTRUTURA
Os Ecopontos possuem uma estrutura padrão com área administrativa, instalações sanitárias, estacionamento, áreas de recebimento e acondicionamento temporário dos materiais e área de manobra de equipamentos e veículos. O equipamento conta também com baia específica para resíduos de poda, capina e da construção civil para depósito direto nas caixas estacionárias.
Para comportar o material recolhido, os Ecopontos possuem quatro baias de alvenaria cobertas e sinalizadas. As placas de identificação seguem padrões da Resolução Conama n° 275/2001 – amarelo para metal, azul para papel, vermelho para plástico e verde para vidro.
“Nesses espaços, as pessoas deixam seu lixo de forma tranquila, já que é bem organizado, onde cada resíduo tem um espaço definido. Esperamos que mais espaços como esse sejam construídos na cidade. Vai ser bom para manter a cidade limpa e também para a saúde da população”, disse Maykon Pereira, ajudante de pedreiro.
Os equipamentos, segundo a coordenadora do Comitê de Limpeza Pública de São Luís, são uma das ações da Prefeitura com o objetivo de reduzir o descarte irregulartêm sua principal importância na redução dos pontos de descarte irregular.
“Os Ecopontos contribuem para a saúde da população, aumento da quantidade de material reciclável, que retorna ao ciclo produtivo e, consequentemente, no aumento da vida útil do aterro sanitário. A população pode contribuir com essa iniciativa utilizando estes locais para depositar seus resíduos”, enumera a gestora.
ECOPONTOS EM OPERAÇÃO
1- Ecoponto Av. Africanos
Av. dos Africanos, S/N , bairro de Fátima
2- Ecoponto Bequimão
Av. 1, S/N Bequimão, São Luís
3- Ecoponto Habitacional Turu
Travessa G, S/N, Habitacional Turu
4- Ecoponto Jardim América
Avenida 03, S/N, Jardim América
5- Ecoponto Angelim
Rua 27, S/N, Angelim
O horário de funcionamento dos Ecopontos é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias